UÉ na Campanha Blue Forests 2022

Foto: IPMA

A Universidade de Évora (UÉ) entre as instituições que integraram a Campanha Blue Forests 2022 levada a cabo pelo IPMA a bordo do navio oceanográfico Mário Ruivo. Pedro Nogueira, professor do Departamento de Geociências e investigador do Instituto de Ciências da Terra, polo da Universidade de Évora, foi um dos cientistas que subiu a bordo deste navio particularmente orientado para operações de geofísica e operações com veículos remotos.

Segundo informação do IPMA, "os ecossistemas costeiros formados por macroalgas, plantas aquáticas e sapais dão comummente pelo nome florestas azuis e contam-se entre os mais valiosos ecossistemas terrestres. Apesar da sua importância ecológica, societal e económica são pouco conhecidos pelo público, por profissionais do mar e turismo e por decisores políticos", motivos pelo que este tipo de iniciativas revestem-se de grande importância.

Um dos momentos registados, como se apresenta na imagem, pode ver-se o amostrador multitubos pousado no convés da popa deste navio e amostras a serem retiradas e fotografadas pelo investigador da UÉ, para que mais tarde possam ser estudadas pela equipa de investigadores desta campanha que decorreu entre 30 de maio e 2 de junho, com o principal objetivo da colheita de amostras do fundo do mar "para determinação indirecta da taxa de deposição de Carbono (azul) sequestrado pelas florestas azuis e transportado para a plataforma intermédia e depositado em corpos de sedimentos finos". Estas  duas áreas foram seleccionadas para amostragem, uma na zona de Sesimbra e outra na plataforma adjacente à Ria Formosa a Sul do Olhão, exclareceu este instituto público, integrado na administração indireta do Estado, nos domínios do mar e da atmosfera.

A amostragem, "foi realizada mediante o uso de colhedor multitubos (multicorer) entre as profundidades de 60 m e 100 m, aproximadamente, em substracto lodoso. Os sedimentos foram conservados em tubos à temperatura de 4ºC e transportados para o IPMA, onde será dado o devido processamento pela Divisão de Geologia Marinha e CCMAR, a saber: granulometria, determinação do teor em carbono orgânico e teor em carbonatos, imagem e propriedades físicas e químicas não destrutivas (MSCL e XRF), análise de microfósseis (foraminíferos e diatomáceas) e análise de sed-DNA".

Refira-se que a campanha contou com a participação de técnicos, cientistas e estudantes das seguintes instituições: IPMA, Universidade de Évora, Universidade do Algarve-CCMAR, CoLAB + ATLANTIC, INESC TEC e Instituto Politécnico de Setúbal, através do projeto BLUEFORESTS, financiado pelo fundo EEA Grants e liderado pelo CCMAR (Centro de Ciências do Mar) com sede na Universidade do Algarve.

O projeto conta com um parceiro norueguês (SINTEF Ocean) e parceiros portugueses, nomeadamente o consórcio EMSO-PT, liderado pelo IPMA, do qual a Universidade de Évora integra, tendo como investigador de contacto, Mourad Bezzeghoud, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Ciências da Terra.

Publicado em 16.06.2022