Alexandre Cancela D`Abreu recebe Prémio Ambiente e Paisagem Gonçalo Ribeiro Telles

O Prémio Ambiente e Paisagem Gonçalo Ribeiro Telles foi entregue hoje, dia 25 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa, a Fernando Santos Pessoa e Alexandre Cancela D´Abreu, arquitetos paisagistas, "ambos com percursos notáveis nesta área, e braços direitos de Gonçalo Ribeiro Telles".

Alexandre Cancela d'Abreu é professor aposentado da Universidade de Évora, instituição na qual se doutorou em Artes e Técnicas da Paisagem 1990), depois de se ter licenciado em Arquitetura Paisagista e Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa (1977). Nome incontornável da história recente da UÉ, Alexandre Cancela d'Abreu desenvolveu ao longo do seu percurso académico investigação relevante na área do ordenamento do território, tendo elaborado importantes planos, estudos e pareceres.

O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles é uma iniciativa conjunta da família Ribeiro Telles, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Ordem dos Engenheiros, da Causa Real, da Universidade de Évora e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, que pretende anualmente homenagear a visão do Professor Gonçalo Ribeiro Telles, premiando personalidades que se tenham destacado nas áreas do ambiente e da paisagem e com percursos de vida ligados ao serviço cívico.

Aurora Carapinha, arquiteta paisagista e professora da Universidade de Évora, e José Sá Fernandes, vereador na Câmara Municipal de Lisboa, foram os vencedores da edição anterior deste Prémio.

Recordamos a entrevista a Alexandre Cancela d'Abreu, realizada por Duarte Natário no âmbito da produção do documentário "Tudo é Paisagem", realizado com o apoio técnico e financiamento da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

Publicado em 25.05.2022