Ciência para Todos: Sustentabilidade e Inclusão com participação da UÉ

A Universidade de Évora (UÉ) participa em projeto para sensibilizar as crianças e jovens estudantes, bem como a comunidade em geral, para a relevância da ciência, da tecnologia, da engenharia, das artes e da matemática para solucionar os problemas do futuro.

Fruto de uma parceria entre instituições de Ensino Superior, centros de investigação e municípios, o projeto SCIEVER "Science for Everyone - Sustainability and Inclusion” coordenado na UÉ por Antónia Fialho Conde, Professora do Departamento de História e investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), tem dois objetivos primordiais: Sensibilizar os vários públicos portugueses, para a inovação e investigação realizada na Europa, de forma promover a inclusão e a sustentabilidade social, económica e ambiental, e aproximar os cientistas e investigadores da sociedade civil, criando oportunidades que permitam à comunidade expressar as suas preocupações e expectativas sobre a forma como a investigação e a ciência promovem o crescimento sustentável e enfrentam as alterações climáticas.

O SCIEVER que resulta de uma colaboração multidisciplinar integra na UÉ o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), o Laboratório HERCULES- Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e o Instituto de História Contemporânea (IHC).

Este projeto vem assim dar seguimento aos projetos que originaram as diferentes edições da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa lançada em 2005 e financiada pela Comissão Europeia, que dinamiza, ao longo do ano, em várias cidades europeias uma série de atividades que culminam numa noite que celebra a Ciência, nas suas mais variadas formas.

Partilhando com esta iniciativa os mesmos valores, o SCIEVER procura, assim, aproximar a ciência das pessoas, divulgando a investigação e a tecnologia estabelecida pelos cientistas portugueses e europeus, e realçando a importância de estabelecer uma interação entre os centros de investigação e a sociedade civil.

Liderado pela Universidade de Lisboa, este projeto é integrado pela Universidade de Évora, de Coimbra e do Minho, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, pela NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT e pela Câmara Municipal de Lisboa.

O SCIEVER é financiado pelo Programa Horizon Europe Framework com fundos da Comissão Europeia, no âmbito do projeto HORIZON-MSCA-2022-CITIZENS-01, que pode consultar detalhadamente aqui.

Publicado em 23.05.2022