Pedro Raposo de Almeida eleito Diretor do MARE

Pedro Raposo de Almeida, Professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora eleito no passado dia 11 de maio de 2022, diretor nacional da unidade de I&D MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, materializando desta forma a importância crescente que a área científica das Ciências do Mar e dos Ecossistemas Aquáticos possui na Universidade de Évora.

O MARE é um Centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, financiado pela FCT com classificação “Excelente”, e com uma implantação territorial de âmbito nacional. É constituído por sete polos, seis em instituições de ensino superior portuguesas [i.e., Universidade de Coimbra (MARE-UCoimbra), Instituto Politécnico de Leiria (MARE-Politécnico de Leiria), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (MARE-ULisboa), Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), ISPA - Instituto Universitário (MARE-ISPA), Universidade de Évora (MARE-UÉvora)], e um no arquipélago da Madeira cuja instituição de acolhimento é a ARDITI (MARE-Madeira). É um Centro com 517 investigadores, 255 dos quais doutorados, cuja investigação se foca no estudo multidisciplinar dos ecossistemas aquáticos, incluindo os ecossistemas dulciaquícolas, os estuários, os ecossistemas costeiros e o mar aberto.

Pedro Raposo de Almeida conta com mais de 20 anos de ensino, desenvolvendo a sua atividade científica no domínio da ictiologia, com particular enfoque na gestão e conservação de peixes migradores diádromos. Coordenou mais de 50 projetos, incluindo diversas prestações de serviços, tendo publicado mais de 100 artigos em revistas de circulação internacional e 5 livros.

Publicado em 13.05.2022