Hermínia Vasconcelos Vilar toma posse como Reitora da UÉ

Hermínia Vasconcelos Vilar tomou posse como Reitora da Universidade de Évora numa cerimónia que decorreu ontem, dia 10 de maio, na Sala dos Actos do Colégio do Espírito Santo.

Ana Costa Freitas, reitora cessante, foi a primeira a discursar, apresentando em traços gerais as principais medidas adotadas no decurso dos dois mandatos em que esteve à frente da instituição, seguindo-se a intervenção de Henrique Gil, Presidente da Associação Académica da UÉ, que fez questão de realçar as suas expectativas em relação à reitoria eleita, apontando a questão do alojamento estudantil como uma das prioridades.

Dirigindo-se à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presente na cerimónia, João Carrega, Presidente do Conselho Geral, recordou “que as instituições de ensino superior portuguesas são um dos instrumentos mais poderosos que o país pode utilizar numa perspetiva de coesão territorial”, frisando aqui o papel que a Universidade de Évora tem desempenhando na região Alentejo.

A ideia foi igualmente defendida por Hermínia Vasconcelos Vilar na sua primeira intervenção como Reitora da Universidade de Évora, ao referir a importância da criação de “uma voz única” na defesa dos interesses do Alentejo. À visão das relações externas da instituição, alicerçadas em parcerias interinstitucionais que pretende robustecer, a Reitora junta, para já, duas prioridades: a captação de financiamento e a procura de soluções para a falta de alojamento estudantil. A médio prazo quer apostar na “valorização e no rejuvenescimento do corpo docente”, e na criação de melhores condições para transformar a Universidade de Évora “num espaço de trabalho e de convívio entre docentes, não docentes, estudantes e investigadores".

Na cerimónia tomaram posse os Vice-Reitores, João Valente Nabais, Professor do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, com a tutela Políticas para a Vida na Universidade e relações com a Comunidade; Ana Paula Canavarro, Professora do Departamento de Pedagogia e Educação, com a tutela para a Educação e Inovação Pedagógica e Paulo Quaresma, Professor do Departamento de Informática, com Vice-Reitor para Investigação, Inovação e Internacionalização.

Já no que respeita aos Pró-Reitores, tomaram posse Ana Fialho, Professora do Departamento de Gestão, como Pró-Reitora para o Planeamento e Finanças; Vítor Nogueira, Professor do Departamento de Informática, para Transformação Digital e Ciência Aberta; Clarinda Pomar, Professora do Departamento de Pedagogia e Educação, como Pró-Reitora para a Gestão académica e acreditação; Paulo Mendes, Professor do Departamento de Química e Bioquímica, Pró-Reitor para o Campus e Infraestruturas, bem como Augusto Peixe, Professor do Departamento de Fitotecnia, Pró-Reitor para a Apoio às Unidades científico pedagógicas.

Recorde-se que os resultados do processo eleitoral foram conhecidos no passado dia 31 de março na sequência da reunião deliberativa do Conselho Geral da Universidade de Évora, órgão a quem compete estatutariamente a eleição do Reitor.

 

Reportagem fotográfica aqui

Publicado em 11.05.2022