Miguel Bastos Araújo membro do Programa de Ciência para a Paz e Segurança da NATO

Miguel Bastos Araújo, investigador responsável na Cátedra Rui Nabeiro - Biodiversidade da Universidade de Évora nomeado membro do Programa de Ciência para a Paz e Segurança da NATO (SPS), "Grupo de Avaliação Científica Independente" (ISEG).

O Programa Science for Peace and Security (SPS) promove o diálogo e a cooperação prática entre os estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte e os países parceiros com base na investigação científica, inovação tecnológica e troca de conhecimentos. Refira-se que o Programa SPS oferece financiamento, aconselhamento especializado e apoio a atividades personalizadas e relevantes para a segurança civil que respondam aos objetivos estratégicos da NATO. Miguel Bastos Araújo, refere que o seu contributo enquanto membro deste programa, “será centrado principalmente nos aspectos da segurança relacionados com os perigos ambientais, incluindo as alterações climáticas, o esgotamento da biodiversidade e as vulnerabilidades relacionadas com o ser humano”.

Com um percurso científico assinalável, o investigador já recebeu vários prémios internacionais, tendo sido galardoado, em 2016, com o Prémio Rey Jaime I, que distingue estudos e entidades científicas que contribuem para a promoção da investigação e para o desenvolvimento científico em Espanha.

Entre outras distinções, foi o galardoado na 32ª edição do Prémio Pessoa, uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que tem por objetivo "representar uma nova atitude, um novo gesto, no reconhecimento contemporâneo das intervenções culturais e científicas produzidas por portugueses".

Publicado em 20.12.2021