UÉ com Cátedra no sector agropecuário, bem-estar animal e sustentabilidade

Apostar no desenvolvimento e na divulgação de processos e tecnologias inovadores para o setor e potenciar a atração e fixação de recursos qualificados na região, são as premissas deste protocolo que formaliza a criação da Cátedra, com assinatura no próximo dia 21 de dezembro, pelas 10h30, numa sessão que terá lugar na Sala dos Docentes, Colégio do Espírito Santo, da Universidade de Évora.

Apoiada pelo Monte do Pasto, sociedade que se dedicada à exploração agropecuária, incluindo o processamento e embalamento de produtos de origem animal, a Cátedra Monte do Pasto Bem-estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre, pretende criar uma plataforma de qualificação e inovação colaborativa, assente no desenvolvimento de recursos humanos altamente qualificados, em áreas emergentes e fundamentais do setor agropecuário.

Através da Cátedra Monte do Pasto Bem-estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre, espera-se impulsionar o desenvolvimento e a divulgação de processos e tecnologias inovadores para o setor agropecuário da região Alentejo, capazes de aumentar a sua produtividade e competitividade a nível nacional e internacional. É igualmente importante para a Universidade de Évora e para o grupo Monte do Pasto, que através desta nova cátedra possam potenciar a atração e a fixação de talento qualificado na região do Alentejo, promovendo-se também, por esta via, o seu desenvolvimento socioeconómico.

Como forma de simbolizar a formalização desta nova infraestrutura na Universidade de Évora, o atual auditório da Mitra passa a designar-se por “Auditório Monte do Pasto”, um local que recebe anualmente diversos congressos e reuniões científicas, nacionais e internacionais.

As duas entidades estão ainda a colaborar no projeto de Inovação “Ethical Meat - Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne”, que integra como parceiro a Universidade do Minho.

Este projeto ambicioso investe na investigação e desenvolvimento de processos e tecnologias inovadores para assegurar a produção de produtos de carne com mais bem-estar animal e mais sustentáveis, criando maior valor acrescentado para a empresa, para o setor agropecuário e para economia do Alentejo. Este é projeto que materializa a iniciativa estratégica da União Europeia - "Do Prado ao Prato" - para a transição para um sistema alimentar mais sustentável ao longo da cadeia alimentar.

Publicado em 20.12.2021