"Um processo pessoal", a última lição proferida pelo Professor Jubilado José Oliveira Peça

Teve lugar na Sala de Conferências do Pólo da Mitra, no passado dia 29 de outubro, a última lição de José Oliveira Peça, Professor do Departamento de Engenharia Rural, por ocasião da sua jubilação.

A sessão, dividida em dois momentos distintos, contou, numa primeira parte com intervenções da Diretora do Departamento de Engenharia Rural, Adélia Maria Oliveira de Sousa, e dos Professores José Rafael Marques da Silva e Vasco Fitas da Cruz, que nos seus testemunhos, na qualidade de colegas e amigos do Professor, destacaram o contributo “extraordinário do ponto de vista pedagógico”, mas acima de tudo enalteceram a sua “amabilidade”, “generosidade” e “sensatez”, enquanto ser humano.

Após a sua jubilação, no dia 27 de julho de 2021, José Oliveira Peça proferiu a sua última lição, intitulada “Um processo pessoal”, para mais de uma centena de pessoas, entre colegas, alunos, ex-alunos e familiares. Através de diferentes “capítulos” relembrou, as várias etapas da sua vida, desde os bancos da escola elementar aos palanques das salas de aula da Universidade de Évora e de muitas outras escolas pelas quais foi passando.

Enalteceu os vários Professores que marcaram o seu percurso escolar, os colegas que o acompanharam nas equipas que integrou e a importância de conhecer a realidade do meio rural para que se possa valorizar e dignificar o setor agrícola.

Foram vários os testemunhos que sublinharam a sua dedicação e contributo para o desenvolvimento da Mecanização Agrária e da Olivicultura ao longo de uma carreira de mais de 4 décadas, mas acima de tudo o papel marcante que José Oliveira Peça teve na vida dos milhares de alunos que ensinou e inspirou ao longo desse tempo.

Licenciado em Engenharia Mecânica/Produção Industrial, pelo Instituto Superior Técnico, José Oliveira Peça completou a sua formação com um Mestrado e um Doutoramento em Agricultural Engineering/Soil Machine Dynamics na University of Newcastle upon Tyne.

A sua ligação com a UÉ iniciou-se enquanto Assistente no Departamento de Fitotecnia, em 1979, ainda no Instituto Universitário de Évora. Em 1996, passou a Professor Associado e em 2001 integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia Rural. Acumulou estas funções com a Investigação, tendo sido responsável pelo grupo de investigação Tecnologia Agrícola e Eficiência Energética, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), atual MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

Publicado em 02.11.2021