Cátedra High Performance Computing inaugurada na UÉ

A Universidade de Évora (UÉ) inaugurou ontem, dia 1 de novembro, a Cátedra High Performance Computing (HPC), patrocinada pela Hewlett Packard Enterprise. A cerimónia de inauguração desta nova infraestrutura da UÉ decorreu no Colégio do Espírito Santo na presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, Paulo Quaresma, vogal do Conselho Diretivo da FCT e representantes de várias empresas nacionais e internacionais.

Manuel Heitor, sublinhou na sessão a importância da computação avançada numa estratégia nacional, onde esta “Cátedra mostra bem a relevância do tema e a relevância da Universidade de Évora no panorama nacional.” Na opinião do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “estamos perante desafios únicos para os quais temos que ser todos a trabalhar" uma vez que "as empresas precisam das universidades, as universidades precisam das empresas, as pessoas precisam das universidades e das empresas para lhe garantir uma atualização dos conhecimentos ao longo da vida”, acrescentando que a relação entre empresas e universidades "precisa também de códigos de ética e de valorização porque queremos que as universidades sejam cada melhores mas mais diferentes das empresas e as empresas, cada vez melhores mas mais diferentes das universidades.”

“Hoje enquanto celebramos a nossa história e a nossa experiência, demonstramos que acompanhamos a evolução rumo à transição digital, com o lançamento desta Cátedra” realçou assim Ana Costa Freiras, Reitora da acedemia eborense, considerando a Cátedra “um exemplo da ligação da Universidade à sociedade, ás empresas, e no fundo ao mundo global e inovador que estamos a passar”. Para a Reitora da UÉ “o objetivo é criar um ecossistema de inovação tecnológica para o desenvolvimento desta região” para tal é importante o financiamento para a ciência no ensino superior “ou o país não conseguirá crescer, de forma sustentável.”

Por sua vez Paulo Quaresma, em representação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), realçou que o lançamento desta nova cátedra decorre em linha com a política científica da FCT, a qual irá permitir que investigadores e empresas "tenham acesso a recursos de alta performance por forma a dar resposta a problemas que são cada vez mais complexos, onde a utilização em grande escala de recursos computacionais são essenciais".

Apresentada e liderada por Miguel Avillez, coordenador do Centro High Performance Computing - Universidade de Évora (HPC-UÉ), do Grupo de Astrofísica Computacional desta Universidade e investigador na Universidade Técnica de Berlim, a Cátedra High Performance Computing envolve entidades públicas e empresas nacionais internacionais como a Hewlett Packard Enterprise (patrocinadora da Cátedra), a DECSIS Sistemas de Informação, S.A., a Assimagra - Recursos Minerais de Portugal, a ANIET - Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora, a ACPMR - Associação Cluster Portugal Mineral Resources, a Geosense, GEOteKnics, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Colab KiTP - Knowledge to Innovate Professions in Tourism, 3D Business Hub, FastCompChem, Health Tech Lisboa, Starkdata, entre outras.

Publicado em 02.11.2021