III Festival de Música Contemporânea de Évora

Está de regresso o Festival de Música Contemporânea de Évora, anteriormente denominado Festival 20.21 - Évora Música Contemporânea, este ano na sua 3.ª edição com co-organização da Escola de Artes da Universidade de Évora, do Festival DME - Dias de Música Electroacústica e da Câmara Municipal de Évora.

O evento irá decorrer de 15 a 17 de outubro, e tem como palco principal o Auditório Christopher Bochmann do Colégio Mateus d’Aranda (Universidade de Évora). Reflete o carácter abrangente da música erudita contemporânea, cujas raízes mais próximas se encontram na música do século XX, apresentando obras de compositores e intérpretes nacionais e internacionais.

A abertura do festival estará a cargo do Síntese — Grupo de Música Contemporânea, sediado na Guarda. É um dos ensembles portugueses mais activos dedicados exclusivamente à interpretação de música dos nossos dias, com especial atenção à música de compositores portugueses ou residentes em Portugal. O programa contará com obras de João Pedro Oliveira, Christopher Bochmann, Rúben Borges, Jesús Torres e Ana Seara.

Uma das actividades mais especiais deste programa, pelo envolvimento com a comunidade local, é o teatro musical “Bartolomeu, o voador”. Da autoria do compositor Jaime Reis, consiste numa homenagem a Bartolomeu de Gusmão e José Saramago. A sua interpretação envolverá um coro comunitário com elementos do Coral de Évora, do Coro da Universidade de Évora e alunos do Conservatório Regional de Artes do Montijo. A direção musical é do Maestro Pedro Nascimento e a encenação de Paulo Alves Pereira, docente da Escola de Artes da Universidade de Évora, contando ainda com uma equipa artística composta por alunos e outros docentes da referida Escola de Artes (Departamentos de Música, Artes Visuais e Design, e Área de Artes Cénicas) e também da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (Departamento de Desporto e Saúde). É o único evento que, pelas suas dimensões, decorrerá na Arena d’Évora.

O Ensemble DME, ensemble residente do festival DME, tem maioritariamente dedicado o seu trabalho à interpretação da música erudita contemporânea. No seu concerto escutaremos um excerto de uma obra seminal da corrente Espectralista, da autoria de Gérard Grisey — Vortex Temporum (com a participação de Ana Telles ao piano), e ainda uma estreia absoluta do compositor Amílcar Vasques-Dias, bem como obras de Luis Naón e Brian Ferneyhough.

O concerto de dia 17 às 15h focará um compositor que tem uma ligação especial com a cidade de Évora: Pedro Latas, jovem compositor natural desta cidade, actualmente a realizar os seus estudos em Haia, na Holanda. Este concerto decorrerá na Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d’Aranda.

O festival fecha com o concerto do Quarteto Diotima, um dos mais conceituados quartetos de cordas da atualidade. O seu repertório abrange música desde o século XIX até aos dias de hoje, tendo trabalhado directamente com alguns dos compositores mais marcantes da segunda metade do século XX, como Pierre Boulez e Helmut Lachenmann.

Destaque ainda para uma estreia absoluta – a de Luis Naón, professor no Conservatório Superior de Música e Dança de Paris, para quarteto de cordas e eletrónica, obra que requer um sistema imersivo de difusão de som, constituído por dez colunas à volta da audiência, concebido pelo IRCAM, instituto francês dedicado à investigação em música electroacústica. Serão ainda interpretadas obras de Stefano Gervasoni e Misato Mochizuki.

Mais informações aqui

Publicado em 13.10.2021