Manuel Heitor na Cerimónia de Recepção aos Novos Estudantes

Foto| Divisão de Comunicação da Universidade de Évora

“Évora é um caso típico da importância do ensino superior pois a Universidade de Évora é motor de desenvolvimento” assinalou Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito da cerimónia de receção aos novos estudantes da UÉ que decorreu no Colégio do Espírito Santo, dia 06 de outubro de 2021.

Com o claustro a receber os muitos estudantes que fizeram questão de marcar presença na cerimónia, coube a Ana Costa Freitas, Reitora das UÉ, dar as “boas-vindas” aos estudantes que agora iniciam o seu percurso académico sem esquecer os que, agora no segundo ano e por força da pandemia, foram impedidos no ano letivo anterior de estar reunidos em torno da Academia neste dia que marca o arranque das atividades letivas na instituição.

Mostrando-se "muito satisfeita" pelo resultado do CNAS, Ana Costa Freitas, recordou que, “nos últimos anos temos vindo a crescer em número de estudantes, pois são cada vez mais aqueles que nos procuram e confiam o seu destino para uma formação superior de excelência”. Para a Ana Costa Freitas não restam dúvidas de que a Universidade de Évora “saberá corresponder às naturais expetativas" dos estudantes, porque, como fez questão de sublinhar, "deposito toda a confiança no nosso corpo docente, nas nossas equipas de investigação, e nos funcionários dos nossos serviços, que diariamente dão o seu melhor para criar todas as condições propícias ao pleno cumprimento da missão primordial das Instituições de ensino superior”.

Sem esquecer a dificuldade de alojamento em Évora, Ana Costa Freitas aproveitou a presença do ministro que tutela o ensino superior, e a do presidente da autarquia eborense, Carlos Pinto de Sá, para reivindicar “mais e melhores condições de alojamento”, esperando que “a burocracia não prevaleça e nos faça adiar uma estratégia que beneficia a região e o país”, ideia igualmente defendida pelo presidente da AAUE, Henrique Gil, aludindo ao governo e à autarquia mais empenho no encontrar de soluções.

A resposta surgiu à margem da cerimónia quando em declarações aos jornalistas, Manuel Heitor, recordou “que temos hoje um observatório do alojamento onde sabemos, em todas as ruas do país, os quartos disponíveis e, agora, no PRR temos finalmente um pacote financeiro de 375 milhões de euros para criar, até 2026, mais 15.000 camas a preços regulados em Portugal".

Por sua vez, o presidente da câmara, Carlos Pinto de Sá, destacou o "esforço" que a autarquia tem feito neste domínio e espera "corresponder a algumas iniciativas" da instituição nesta área.

Relativamente ao aumento do número de alunos do ensino superior em regiões como o interior Manuel Heitor mostrou-se satisfeito, “vivemos um momento inédito, nos últimos dois anos nunca tínhamos tido tantos estudantes a aceder ao ensino superior e atingimos novas metas”.

Recorde-se que foram colocados na UÉ 1222 estudantes através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2021/2022, o que significa que 92 % das vagas foram preenchidas logo na 1ª fase. Neste ano letivo a UÉ disponibilizou 1330 vagas, distribuídas por 34 cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, 27 dos quais preencheram a totalidade das vagas. Nos dois últimos anos, o número de estudantes colocados na 1ª fase na Universidade de Évora teve um acréscimo de 255, correspondendo a um crescimento acumulado de 26.4% relativamente a 2019/2020.

Publicado em 07.10.2021