Estudantes da UÉ destacam-se em prémio de música

Fotos | RTP

Manuel Salgueiro Mendes Toucinho, estudante de música da Universidade de Évora (UÉ) venceu o 2.º prémio na modalidade guitarra nível superior no concurso “Prémio Jovens Músicos 2020/21”, realizado no dia 25 de julho na Casa da Música no Porto.

De referir que, para além de Manuel Toucinho, também Diogo João e Márcio Silva, antigos estudantes da academia eborense, venceram os restantes dois prémios (1.º prémio: Diogo João; 3.º prémio: Márcio Silva). De salientar também o inédito facto de que todos os prémios na modalidade da guitarra, foram alcançados por parte de estudantes da Universidade de Évora.

Os músicos distinguidos nas várias categorias a concurso nesta edição do PJM, vão agora apresentar-se no Festival Jovens Músicos, entre 30 de setembro e 2 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Este concurso é promovido anualmente pela RTP através da Antena 2, com o objetivo de descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita.

Com vários prémios alcançados ao longo dos anos em diversos concursos nacionais e internacionais, o Departamento de Música da Ué conta com professores que estão entre as principais figuras nacionais e internacionais do ensino e prática musical, oferece atualmente uma Licenciatura em Música com quatro Ramos: Interpretação, Jazz, Composição e Musicologia. Estes Ramos visam proporcionar a aquisição de competências e de conhecimentos de nível superior, de forma a permitir o acesso ao mercado de trabalho nas áreas artísticas e científicas da música, ou o acesso às correspondentes formações superiores de 2º ciclo. Durante o 1º ciclo os alunos participam em vários agrupamentos – de acordo com o instrumento – que podem incluir a Orquestra da UÉ, sob a direção do maestro Christopher Bochmann e Kodo Yamagishi, a Orquestra de Jazz dirigida pelo maestro Claus Nimark, o Coro  e Orquestra de Sopros orientado pelo maestro Ian Mikirtoumov ou vários agrupamentos de câmara e combos de Jazz.

Publicado em 26.07.2021