UÉ a cargo da organização da Conferência AgEng2021

Foto: Divisão de Comunicação da Universidade de Évora

Realizada no âmbito da Sociedade Europeia de Engenharia Rural, a Conferência AgEng2021 teve como foco os novos desafios da engenharia agrícola para um mundo digital, tendo decorrido entre os dias 4 e 8 de julho de 2021, em formato online, a partir do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ).

Este evento, que representa uma oportunidade para reunir engenheiros, cientistas, técnicos, académicos e pessoas da indústria, fomentando, assim, a troca de conhecimentos e a construção de perspetivas futuras para a engenharia agrícola como motor para o futuro sustentável da agricultura, foi este ano presidido por Fátima Batista, professora do Departamento de Engenharia Rural da UÉ e investigadora no Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED).

“Foi uma honra ter organizado esta conferência, embora tenha sido particularmente desafiante fazê-lo num ano atípico como este e teria sido um prazer receber todos os participantes na cidade e na universidade de Évora”, afirmou a presidente da edição deste ano que contou com o apoio do comité de organização composto por uma equipa de investigadores do MED.

Organizar e acolher esta conferência teve particular importância para a Universidade de Évora cujo processo de refundação nos anos 70 do século passado surgiu essencialmente do Instituto de Regentes Agrícolas e do Instituto Superior Económico e Social de Évora, que, por via da sua génese, mas também da região onde se encontra, espelha a forte relação da instituição à área da Agricultura.

“Nos últimos anos a Universidade de Évora tem vindo a estruturar-se em torno de áreas âncora, onde a Agricultura, Alimentação e Ambiente, e o Mediterrâneo, em sentido mais lato, ocupam um lugar central. O ensino na área da Agricultura integra a oferta formativa da Universidade de Évora desde a sua refundação, sendo esta uma área estratégica, potenciada pela investigação desenvolvida pelo MED e pela participação da Universidade de Évora em várias redes de cooperação, entre as quais a UNIMED e a Agronet, e, ainda, pela ligação umbilical à própria região e aos seus empresários agrícolas”, realçou Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora.

A sessão de encerramento desta edição, que contou com a presença de 218 participantes de mais 28 países diferentes, culminou com a passagem de testemunho para o anfitrião da próxima conferência que terá lugar em Berlim, na Alemanha.

Publicado em 09.07.2021