Manuel Heitor destaca capacidade científica da Universidade Évora

Foto: Divisão de Comunicação da Universidade de Évora

“A Universidade de Évora coordena dois grandes Laboratórios Associados, o que representa mais financiamento mas também mais responsabilidade”, considerou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no âmbito de uma sessão dedicada à política científica enquadrada nos Encontros com Investigadores, que decorreu ontem, dia 07 de julho, na Universidade de Évora (UÉ).

No final desta sessão que juntou investigadores do recém criado Laboratório Associado IN2PAST, dedicado à preservação, estudo e promoção do património cultural, Manuel Heitor considerou que os dois Laboratórios Associados (LA) coordenados pela UÉ vão alavancar “o reconhecimento da capacidade científica” desta Universidade “em duas áreas críticas para Portugal e para a cultura portuguesa”, referindo-se, para além do IN2PAST, ao Laboratório Associado dedicado à Mudança Global e Sustentabilidade em Portugal, o CHANGE.

Estas são, de acordo com o ministro que tutela a Ciência e o Ensino Superior, “duas áreas novas no que respeita aos Laboratórios Associados que vão permitir um posicionamento ainda maior da Universidade de Évora no contexto europeu”.  A reforçar esta ideia, Manuel Heitor enfatiza que estes LA “são um sinal” para que, “cada vez mais a Universidade de Évora esteja na Europa e seja um polo de atração para jovens de todo o mundo” e ao mesmo tempo “revelar o que de melhor se faz na Europa” em termos de investigação.

Recorde-se que o IN2PAST se assume como multidisciplinar e transdisciplinar, pretendendo fazer do património e das artes atores centrais no desenvolvimento da sociedade tornando-os significativos, sustentáveis e acessíveis num mundo cultural em constante mudança. Atrair talento para a estratégia nacional de emprego científico e carreiras científicas, e por outro lado, ser um ator fundamental para as políticas públicas na área do património, das artes e da memória coletiva constituem-se como objetivos centrais deste laboratório associado.

Quanto ao CHANGE pretende promover ligações interdisciplinares e contribuir para tornar o ambiente mais resiliente e economias mais sustentáveis, tornando-se numa referência de investigação e inovação para o desenvolvimento, avaliação e operacionalização de políticas regionais, nacionais e internacionais.

Publicado em 08.07.2021