Observatório AlenRiscos: UÉ assina protocolo de cooperação com parceiros

Decorreu hoje, 2 de junho, a sessão solene para assinatura do protocolo de cooperação do Observatório AlenRiscos, um projeto encabeçado pela Universidade de Évora, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, que tem como objetivo o estudo do consumo de substâncias psicoativas e comportamentos aditivos no contexto escolar das turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico de toda a Região do Alentejo.

A iniciativa contou com intervenções de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Maria João Charrua, Delegada Regional de Educação do Alentejo - Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e Manuel Lopes, Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus e coordenador deste projeto que tem em vista o desenvolvimento de programas de atuação mais realistas no combate a este flagelo.

“É obviamente importante a envolvência da Universidade de Évora neste projeto, porque é algo que diz respeito aos jovens e a toda a sociedade”, declara Ana Costa Freitas, que destacou também a importância desta iniciativa “desde a sua formação, mais ainda mais agora, devido à situação pandémica, que teve um elevado impacto nos jovens e nos comportamentos de risco”.

Manuel Lopes, coordenador do Observatório, sublinhou a atuação longitudinal deste projeto, que possui uma “estrutura de recolha de dados online, extremamente flexível que facilita a participação e permite uma recolha de dados muito grande”, contando já com mais de 10200 respostas validadas. Esta estrutura, que envolveu todos os agrupamentos escolares da região do Alentejo, obrigou, de acordo com Manuel Lopes, “à participação de diversos parceiros estratégicos” na área da saúde, educação, investigação e intervenção social.

“Nós quisemos, enquanto investigadores e membros da academia, contribuir para o desenvolvimento da região e permitir que os diversos parceiros tenham uma atuação mais direcionada e focalizada nos grupos que mais precisam de intervenção” explica o coordenador do Observatório AlenRiscos, que considera que a recolha destes dados e a posterior análise dos comportamentos, permitirá conhecer a realidade deste fenómeno em constante evolução.

Após a assinatura, decorreu, ainda, uma Mesa Redonda dedicada ao tema “Comportamentos de Risco nos Jovens”, com Manuel Lopes, Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus, e uma palestra acerca da “Prevenção dos comportamentos de risco nos jovens versus promoção da saúde”, com José Goulão.

O Observatório AlenRiscos, criado em 2019, integra o projeto “Conhecer Global Atuar Local”, dedicado ao diagnóstico e intervenção no âmbito dos comportamentos de risco e consumo de substâncias psicoativas, e é constituído por investigadores da Universidade de Évora e por parceiros de diversas instituições, nomeadamente: Unidade de Intervenção Local em Comportamento Aditivos de Évora / DICAD da ARS Alentejo; Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Alentejo; Departamento de Saúde Pública da ARSA.

Pode ficar a conhecer este projeto e os seus resultados no website do Observatório AlenRiscos aqui.

Publicado em 02.06.2021