Colaço do Rosário dá nome a Laboratório da UÉ

Assinalou-se hoje, 23 de abril, na Universidade de Évora (UÉ) o I Centenário do Ensino Agrícola em Évora. O primeiro momento desta sessão decorreu no Polo da Mitra, com o descerrar da placa que atribuiu o nome do “pai dos vinhos alentejanos”, Colaço do Rosário, ao Laboratório de Enologia.

Dedicando a sua vida profissional à vitivinicultura e reconhecido pelo seu contributo fundamental para o impulso dos vinhos alentejanos, Ana Costa Freitas, considerou este dia “muito importante” para a Universidade ao inscrever na história desta “o nome de uma das personalidades mais sonantes da enologia portuguesa, que dedicou a sua vida profissional à vitivinicultura, sendo reconhecido pelo seu contributo fundamental para o impulso dos vinhos alentejanos, com repercussões ao nível nacional e internacional” .

Com apenas doze anos de idade Colaço do Rosário entrou para a Escola de Regentes Agrícolas de Évora na qualidade de aluno, assumindo mais tarde, entre 1969 a 1974 o cargo de subdirector da mesma Escola. Faleceu em 2008 tinha então 72 anos de idade, “mas o seu legado permanece bem vivo emprestando agora o seu nome ao laboratório de Enologia desta Universidade para que as novas gerações de estudantes tenham bem presente a sua dedicação e possam encontrar no seu exemplo a inspiração” acrescentou ainda a Reitora da Universidade de Évora.

Lucinda Colaço, em representação da família do homenageado, recorda a dedicação e empenho que desde cedo o caracterizaram, “para o meu pai a herdade da Mitra era a sua segunda casa e os seus colegas a sua segunda família” recorda a filha do Eng.º Colaço do Rosário.

Já no Colégio do Espírito Santo da UÉ decorreu pelas 11h uma sessão com a presença da Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas sobre o “Ensino Agrícola em Évora”, seguindo-se a apresentação a “Articulação entre Ensino, a Investigação e a Extensão Rural no Acesso ao Conhecimento e a sua Aplicação em Agricultura” pelo professor Mário Carvalho, e os “100 Anos de Mecanização Agrícola” pelo professor José Peça, ambos da Universidade de Évora.

Recorde-se que em 1921 foi criada na herdade da Mitra a Escola Prática de Agricultura de Évora, que viria a ser integrada na Escola de Regentes Agrícolas de Évora em 1931 e no Instituto Universitário de Évora (1973), depois Universidade de Évora, em 1979.

Publicado em 23.04.2021