Estratégia de parcerias reconhecida na Europa

A Universidade de Évora (UÉ) subiu mais de 500 lugares no European Research Ranking referente ao ano de 2020, situando-se entre as 500 primeiras instituições europeias a nível do número de projetos, tendo integrado o consórcio de sete projetos internacionais. A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é exemplo dessa cooperação estratégica colaborando de forma regular com três centros de investigação classificados no Top 5 deste ranking.

Pedro Horta, investigador titular da CER-UÉ, sublinha que esta aposta reflete “a estratégia de permanente participação desta Cátedra nas mais destacadas redes de investigação no domínio da energia solar.” São o Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS, sigla original), de França, que ocupa a primeira posição deste ranking, a Associação Fraunhofer de Promoção da Investigação Aplicada E.V., da Alemanha, segundo lugar, e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), da Suíça, que surge na quarta posição, a integrar, em conjunto com a CER-UÉ, o consórcio do projeto SFERA III – Solar Facilities for the European Research Area, que se encontra a decorrer até ao final do ano de 2022.

Estas quatro instituições científicas trabalharam em conjunto nas redes internacionais STAGE-STE e SFERA II, e participaram em diversas parcerias em outros projetos como o INSHIP, NewSOL, EU-SOLARIS e TrustEE. A CER-UÉ tem ainda uma estreita relação com o Centro Aerospacial Alemão, instituição que ocupa a 16ª posição, através da parceria de desenvolvimento da Évora Molten Salt Platform (EMSP), infraestrutura de investigação da UÉ na área do solar térmico com experimentação ao nível da utilização de sais fundidos, localizada em Évora, e que se integra na Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC).

O European Research Ranking é um ranking que avalia as instituições de 27 países europeus com projetos de investigação que recebem financiamento da Comissão Europeia, a partir de critérios como o número total de projetos em que a instituição participa, financiamento total alocado a esses projetos, número de parcerias e participação em consórcios, índices de liderança em projetos e a diversidade de áreas de investigação.

Publicado em 16.04.2021