Projeto da UÉ lança Prémio Empresário Agrícola

A Universidade de Évora (UÉ), através do projeto Newbie, acaba de lançar a 3ª edição do Prémio Empresário Agrícola com o objetivo de premiar e disseminar modelos de negócio inovadores adotados por novos empresários agrícolas. As candidaturas estão abertas até 31 de Março de 2021.

Implementado em Portugal pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da UÉ, no Newbie, os novos empresários agrícolas são definidos como qualquer pessoa que inicia um negócio agrícola ou que se envolve de novo, num negócio agrícola já existente, inovando-o. São pessoas de um amplo leque de idades, experiências agrícolas e recursos e podem entrar na agricultura em qualquer fase da sua vida profissional. Enfrentam barreiras comuns relacionadas com o acesso à terra, força de trabalho, capital, mercado, conhecimento e as redes necessárias para adquirir estes recursos.

Financiado pelo programa H2020, este projeto envolve diversos parceiros Europeus, desde consultores agrícolas, investigadores e ONG's que procuram aliar a inovação e a investigação científica no apoio a novas empresas ou à incubação de novas empresas no sector agrícola. A rede Newbie oferece ainda uma plataforma única que junta novos empresários agrícolas, sucessores, consultores, investigadores e outros agentes importantes quer a nível regional, quer a nível nacional.

Ao vencedor deste prémio será atribuído um vídeo de divulgação da exploração, uma placa indicativa do prémio, 500 euros em formação específica ou a visita a outro caso de inovação na Europa, bem como a oportunidade para estar presente num encontro internacional do Newbie com outro vencedor de outro país (calendarizado para 2021, mas por confirmar) que inclui oportunidades de formação, de aprendizagem sobre novos modelos de negócio e networking com outros novos empresários agrícolas, sem esquecer a disseminação na página e redes sociais do Newbie e na imprensa nacional da área a agrícola.

Para concorrer ao projeto deverá ser membro do projeto Newbie. Regulamento e candidaturas aqui

Publicado em 04.02.2021