Universidade de Évora suspende atividades de avaliação presenciais

Foto: Divisão de Comunicação

A Reitora da Universidade de Évora (UÉ), Ana Costa Freitas, acaba de decidir suspender todas as atividades de avaliação presenciais a partir de hoje, dia 22 de janeiro, uma medida adicional a fim de evitar um maior número de casos de COVID-19.

Em comunicado à Academia Ana Costa Freitas referiu que tal decisão partiu da necessidade de “garantir um mínimo de previsibilidade das atividades académicas e de funcionamento da Universidade” tendo em consideração  o Comunicado do Conselho de Ministros aprovado na reunião de 21/01/2021 e as recomendações às Instituições Científicas e de Ensino Superior no Contexto das Medidas Extraordinárias do Estado de Emergência,  documento remetido à Universidade de Évora pelo Gabinete do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior no mesmo dia.

Desta forma, o modelo de avaliação preferencial na Universidade de Évora para o 1.º semestre de 2020/2021 será o modelo online sempre que a tipologia das unidades curriculares/curso o permita. Será fixada uma época extra de exames, em data ainda a definir, para os exames presenciais. A época extra será agendada assim que as condições pandémicas o permitam (nunca antes do final de março).

Na semana de 25–30 de janeiro realizam-se os exames cujo modelo previsto já era o online. Os exames de 22 e 23 de janeiro serão agendados para 29 e 30 de janeiro. Os exames a partir de dia 1 de fevereiro sofrem todos um avanço de 1 semana (dia 1 de fevereiro passa para dia 8 e assim sucessivamente). Neste âmbito é de referir que a Escola de Artes e a Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus mantêm o calendário já aprovado.

A decisão sobre o funcionamento do próximo semestre será tomada brevemente, adiantou Ana Costa Freitas, sendo que “quaisquer dúvidas podem ser colocadas às Direções das Escolas”.

A Reitora congratula-se com “o modo como a Academia tem reagido às alterações e sobressaltos de todas estas mudanças o que demonstra, maturidade, resiliência e espírito académico”.

O Despacho nº 8/ 2021 que atualiza as Medidas referentes às Avaliações e outras atividades académicas está disponivel aqui.

Publicado em 22.01.2021