SolAqua recebe Menção Honrosa em "Os Melhores do Portugal Tecnológico"

O projeto SolAqua – Accesible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond, coordenado por Luís Fialho, investigador na Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora, recebeu uma Menção Honrosa, na categoria de ‘Sustentabilidade e Responsabilidade Social’ nos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática.

A cerimónia de entrega dos prémios, que nesta edição de 2020 decorreu online devido à atual crise pandémica, teve lugar no dia 18 de novembro, em direto nos websites das revistas Exame Informática e Visão, e pode ser visionado nos respetivos websites.

O SolAqua, projeto financiado pelo Programa Horizonte 2020 é sustentado num consórcio transnacional que pretende aumentar a quota de energias renováveis na Europa, através da combinação de tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência. Esta irrigação solar permitirá fornecer energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes.

Num quadro em que o modelo energético da agricultura europeia exige grande quantidade de energia para bombear água para as culturas de regadio, com elevados custos financeiros e ambientais, a irrigação solar dispõe de um grande potencial de aplicação, que se encontra ainda desaproveitado por razões não tecnológicas, como o desconhecimento das soluções existentes e a ausência de competências em irrigação solar entre os irrigadores, PME locais e autoridades públicas.

Numa primeira fase, o projeto pretende produzir sete materiais e ferramentas de habilitação-chave para adoção do mercado de irrigação solar, como a definição de padrões de qualidade e de metodologias de avaliação económica e ambiental. Num momento posterior, será promovido um plano de divulgação e de comunicação, direcionado para partes interessadas na Europa e norte de África, sobre irrigação solar e sobre o plano de exploração do projeto.

O consórcio é composto por onze organizações de seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos e Roménia), onde para além da Universidade de Évora participam a Universidad Politécnica de Madrid (UPM), Euromediterranean Irrigators Community, Conference des Regions Peripheriques Maritimes d'Europe; Consiglio dell ' Ordine Nazionale del Dottori Agronomi and dei Dottori Forestali; Università degli Studi di Sassari; Institute Agronomique Veterinaire Hassan II; Gobierno de Aragón; Generalitat Valenciana; Consiliul Judetean Calarasi e Abarca Companhia de Seguros SA.

Recorde-se que esta foi a 14ª edição de “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática, com apoio da revista Visão, que anualmente procuram distinguir as instituições, projetos e individualidades que mais contribuíram para a criação de conhecimento e a geração de riqueza de base tecnológica em Portugal.

Os prémios  comportam oito categorias atribuídas pela equipa editorial da Exame Informática – ‘Marca Nacional’, ‘Marca Computadores’, ‘Marca Smartphones’, ‘Produto do Ano’, ‘Inovação’, ‘Sustentabilidade’, ‘Volt’, ‘Aplicação/Plataforma’ – e ainda o prémio ‘Personalidade’ atribuído por um júri convidado. Em cada categoria é distinguida uma entidade com o prémio relativo a essa área e são ainda atribuídas duas menções honrosas.

Publicado em 18.11.2020