Morreu Gonçalo Ribeiro Telles, fundador da licenciatura de Arquitetura Paisagista na UÉ

Foto | Divisão de Comunicação da Universidade de Évora

Foi com profunda consternação que a Universidade de Évora (UÉ) recebeu a notícia da morte do Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, fundador da licenciatura de Arquitetura Paisagista nesta Universidade, considerado por Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, "um pioneiro, um homem muito à frente do seu tempo que dedicou a sua vida, persistente e coerentemente, às suas convicções e a quem a Universidade de Évora e o país muito devem.

Ribeiro Telles "é uma personalidade marcante, que permanecerá na nossa memória individual coletiva, uma figura maior que conquistou o seu lugar na História", acrescentou a Reitora,  relembrando que "foi precisamente  no dia 11 de novembro de 1975 que abriu o bacharelato em Planeamento Biofísico e Paisagístico na Universidade de Évora por iniciativa do Arquiteto Ribeiro Telles, formação que passaria a licenciatura em 1980. Hoje, volvidos 45 anos, recordamos as suas palavras numa das últimas ocasiões em que tivemos o  privilégio de usufruir da sua companhia, em 2016* “Um dos problemas mais graves do país é a destruição da paisagem. A paisagem do Homem, não a da máquina, não a dos valores plausíveis de compra e venda”. Esta conceção holística da vida, do homem e da terra esteve sempre presente nos seus ensinamentos.

Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Évora e fundador da licenciatura em Arquitetura Paisagista na Universidade de Évora, Gonçalo Ribeiro Telles dirigiu, ainda, o Departamento de Planeamento Biofísico e Paisagístico da Universidade de Évora e orientou inúmeras dissertações para obtenção dos graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Da extensa galeria de distinções nacionais e internacionais que reconheceram o mérito do seu trabalho, consta a outorga do Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, em 1 de novembro de 1994.

O Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles morreu esta quarta-feira, dia 11 de novembro de 2020, na sua casa de Lisboa, aos 98 anos de idade.

Publicado em 11.11.2020