Universidade de Évora cria Gabinete para a Igualdade de Género

A Universidade de Évora (UÉ) reforça o seu compromisso com a igualdade e a diversidade de género através da criação de um Gabinete que estimula a criação e a adoção de uma estratégia institucional que combata os estereótipos e discriminação entre homens e mulheres. 

A igualdade entre homens e mulheres constitui um princípio de cidadania consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e é salvaguardado, a nível nacional, pela Constituição da República Portuguesa de 1976, no entanto, existem ainda evidências em diversas instituições de disparidades no acesso de mulheres e homens a categorias, recursos e condições de trabalho em igualdade de oportunidades.

O Gabinete para a Igualdade de Género fica sob a área de intervenção da Pró-Reitora, Rosalina Pisco Costa, socióloga, professora no Departamento de Sociologia da UÉ e investigadora na área da Sociologia do Género. O restante grupo de trabalho, constituído por uma seleção heterógenea de professores e investigadores da UÉ, é composto por Fernanda Henriques, Luís do Carmo, Clarinda Pomar, Luís Sousa, Teresa Furtado e Leonel Alegre.

Entre as principais atividades do Gabinete, prevê-se a elaboração de um relatório diagnóstico sobre a situação da igualdade de género na UÉ, a criação de um Plano de Igualdade de Género para a instituição e a definição de uma estratégia institucional que promova e monitorize o plano criado.

A primeira ação de sensibilização deste novo Gabinete passa pela associação da UÉ ao projeto europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo e à campanha Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele!, a convite da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e do Conselho da Europa.

Publicado em 29.10.2020