Cerimónia de jubilação homenageia Professor Filipe Themudo Barata

Teve lugar no auditório do Colégio do Espírito Santo, no dia 1 de outubro, uma sessão solene de homenagem ao percurso académico de Filipe Themudo Barata, Professor Catedrático do Departamento de História, por ocasião da sua jubilação.

A cerimónia, dividida em dois momentos distintos, contou, numa primeira parte presidida pelo Professor José Belbute, Diretor da Escola de Ciências Sociais, com as intervenções do Vice-Reitor António Candeias e de vários professores e investigadores da instituição, nomeadamente, Hélder Fonseca, Mafalda Cunha, Filomena Gonçalves, Fernando Correia, Teresa Pinto Correia e Sónia Bombico.

Entre as intervenções foram destacados o empenho e a dedicação que caracterizaram o seu percurso  ao longo de quase 40 anos de ensino, dedicados exclusivamente à instituição, e o seu contributo enquanto  “docente, historiador, académico e investigador” para a “notoriedade e prestígio da Universidade de Évora enquanto instituição”.

Além da sua importante colaboração para a construção do Departamento de História, foi enaltecido o seu “alto nível de prática historiográfica em Portugal” que aliado à sua “capacidade abrangente de olhar o mundo”, “transversalidade de reflexões e de interesses” e “irrequietude criativa” irá deixar uma “marca impressiva e indelével” na história da instituição.

De seguida, a Reitora da UÉ, que presidiu o segundo momento da cerimónia,  destacou “a falta que o Professor Themudo Barata fará à instituição” não só pelo grande contributo para Universidade de Évora” como pelo “papel marcante que assumiu no percurso académico dos vários alunos” que ajudou a formar. A celebração terminou com a última lição, intitulada “A vida é a soma das suas escolhas”, uma citação do escritor e filósofo franco-argelino, Albert Camus, escolhida pelo Professor Jubilado para descrever a sua trajetória.

Formado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa no ano de 1981, acumulou, além das suas funções enquanto Professor de História, desde o ano de 1983, diversos cargos como o de Diretor da Biblioteca Geral, Presidente do Departamento de História, vice-diretor do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) ou membro da assembleia de representantes da UÉ.

Atualmente era ainda responsável pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, membro do CIDEHUS e do Conselho Científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA), Diretor da Comissão Executiva e de Acompanhamento do Curso de Valorização Profissional em Gestão do Património Cultural e Especialização Inteligente e conselheiro da Assembleia do Departamento de História.

Síntese em anexo

Publicado em 02.10.2020