Universidade de Évora alarga testes à Covid 19 e Serológicos à comunidade

A Universidade de Évora (UÉ) vai avançar com a realização dos dois tipos de testes disponíveis à Covid-19. O teste de diagnóstico, que permite saber se existe ou não infeção pelo novo Coronavírus, e o teste Serológico, que indica se possuímos os anticorpos para a doença.

Com entrega imediata dos resultados, os testes serológicos realizam-se todas as terças e quintas-feiras, pelas 14h na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora (ESESJD), ou no local solicitado pelo requerente. Este teste, com um custo de 15 Euros para entidades públicas ou de 25 Euros para entidades privadas, possibilita avaliar a imunidade ao Coronavírus e consiste na recolha de uma amostra de sangue que comprova a presença das Imunoglobulinas IgG e IgM. Quando o resultado do exame deteta IgG reagente e IgM não-reagente significa que esteve infetado há pelo menos 3 semanas e que pode estar imunizado, apesar de ainda não existirem evidências científicas sólidas que comprovem a duração dessa imunização.

Relativamente ao teste de diagnóstico à Covid-19, realiza-se também todas as terças e quintas-feiras, pelas 9h na ESESJD da UÉ, com um custo de 40 Euros se for requerido por entidades públicas e de 50 Euros para entidades privadas. Com a confirmação do resultado no prazo de 24h a 48h indica se existe, ou não, infeção pelo vírus. A mais-valia deste teste reside no facto de ajudar a pessoa infetada a receber os cuidados necessários e tomar as medidas mais adequadas, nomeadamente medidas de isolamento e contribuir assim para um maior controlo da cadeia de transmissão desta doença.

Para Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, esta medida “reforça o papel ativo que a Universidade assumiu desde o primeiro momento no combate à pandemia, seja na realização de testes, na investigação de novas soluções ou no apoio à comunidade, através da entrega de equipamento de diagnóstico e material de proteção”.

A proximidade com a comunidade local é, como assume, “mais que um dever, um missão,  não apenas nesta área mas em muitas outras da sociedade”, congratulando-se ainda  “com o envolvimento ativo, desde a primeira hora, de  uma vasta equipa da UÉ que tem dado um valioso contributo para minorar os efeitos negativos desta pandemia”.

Para mais informações sobre a realização destes testes aqui

Publicado em 25.09.2020