UÉ tem 87 vagas para emigrantes portugueses e seus familiares

A Universidade de Évora dispõe de 87 vagas destinadas a emigrantes portugueses e familiares que com eles residam. As candidaturas para o ano letivo de 2020/2021, no âmbito deste contingente especial com 7% das vagas fixadas para a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, devem ser apresentadas entre 7 a 23 de agosto.

Existe um total de 3599 vagas exclusivamente para estes candidatos em todo o sistema de ensino superior público português, que abrange 107 instituições e mais de 5000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos.

Trata-se de uma iniciativa do Governo, com o envolvimento da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), bem como do Instituto Camões, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e das Instituições Portuguesas de Ensino Superior, que visa divulgar as oportunidades oferecidas pelo ensino superior português junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes.

Para além deste contingente, esta medida desenvolvida no âmbito do Programa “Estudar e Investigar em Portugal 2020” engloba igualmente outras oportunidades para emigrantes e seus familiares, tais como o acesso ao ensino superior português com o ensino secundário concluído no país de acolhimento através da via profissionalizante; optar por um curso técnico superior profissional num instituto politécnico português, com possibilidade de posterior ingresso em licenciatura ou mestrado integrado; frequentar os mais de 1800 cursos de mestrado e 600 de doutoramento da rede de ensino superior público português; trabalhar em investigação nos 350 centros e laboratórios existentes em Portugal, em todos os domínios do conhecimento; e ainda, se já frequentam um curso superior no país de acolhimento, fazer um período de estudo em Portugal ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus +.

É considerado emigrante português o cidadão nacional que tenha residido em país estrangeiro onde tenha exercido atividade remunerada por conta própria ou por conta de outrem durante pelo menos dois anos.

Os estudantes que pretendam candidatar-se às vagas deste contingente especial devem realizar uma candidatura online, sendo que podem aceder aqui para obter informação mais detalhada relativamente às condições de candidatura e aos documentos necessários. Para questões relacionadas com o reconhecimento de diplomas obtidos no estrangeiro o contacto deve ser feito para acesso@dges.gov.pt.

Publicado em 31.07.2020