UÉ retoma aulas práticas e laboratoriais de forma presencial

As aulas práticas e laboratoriais regressaram esta semana ao regime presencial na Universidade de Évora. Reunidas que estão as condições para um regresso em segurança cumprindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde, professores e estudantes voltam aos laboratórios.

A prioridade neste regresso às aulas presenciais é sobretudo dada às aulas práticas e de laboratório, assim como às avaliações finais das disciplinas e à conclusão dos estágios. Teresa Fernandes, Professora do Departamento de Biologia da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, sublinha a importância destas aulas para a formação dos estudantes, mostrando-se satisfeita pelo empenho que estes demonstraram ter aquando do ensino a distância bem como neste regresso físico à UÉ.

A estudar História e Arqueologia, as aulas presenciais são para António Roque “essenciais” para a sua formação, mesmo que seja diferente, “é bom estar de regresso e poder conviver com os colegas” sublinha, opinião partilhada por Maria Gonçalves, quando a estudante de licenciatura em Biologia Humana afirma ser necessário este regresso às aulas práticas de forma presencial tendo encontrado alguns constrangimentos na formação através das plataformas digitais. Disciplinas como a Arqueologia (laboratório e campo), Didática da Equitação, Geologia, Arquitetura Paisagista, as de Laboratório de Microbiologia e de Parasitologia entre outras regressam agora a receber os alunos da UÉ.

António Candeias, Vice-Reitor da UÉ, recorda que “suspender as atividades não quer dizer que a Universidade parou”, para além das múltiplas iniciativas promovidas por serviços e departamentos, “os ensinos adaptaram-se tirando partido das plataformas digitais”, continuando a universidade a realizar provas de Doutoramento e de Agregação, “uma situação que julgo ser pioneira no nosso país” destaca o Vice-Reitor da UÉ referindo-se à realização de provas de Agregação por videoconferência, um total de quatro neste período de confinamento.

Recorde-se que Universidade de Évora preparou a 3.ª fase do Plano de Contingência Covid-19 – fase de Recuperação, que entrou em vigor no passado dia 4 de maio, elencando as medidas que “visam recuperar os serviços afetados e restabelecer a normalidade das condições de trabalho" na instituição.

Publicado em 22.05.2020