Regresso após confinamento. Plano para fase de recuperação

A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, apresentou hoje o Plano de Contingência Covid-19 – Fase de Recuperação, que elenca as medidas que “visam recuperar os serviços afetados e restabelecer a normalidade das condições de trabalho" na instituição.

Caso seja decretado o final do Estado de Emergência no nosso país, no início do mês de maio, vai passar a ser obrigatório o uso de máscara a quem permanecer nos edifícios da UÉ, incluindo “os trabalhadores docentes e não-docentes e investigadores que regressem ao trabalho presencial”. Prevê-se, igualmente, que as  cantinas e bares retomem a sua atividade regular, desde que “se mantenha a redução da ocupação para apenas 1/3 da capacidade disponível”, continuando a privilegiar-se o serviço de take-away.

No referido documento é ainda determinado o “retorno dos estudantes, para realização de aulas de recuperação (presenciais) ou treino específico de competências” acautelando-se, contudo, “o número máximo de estudantes por grupo” o que dependerá do tamanho das salas/laboratórios em horário rotativo. Os estudantes alojados em residência universitária "podem começar a vir buscar os seus pertences, devendo para o efeito agendar o dia e a hora".

Foi no seguimento da renovação do Estado de Emergência até início de maio e em conformidade com o comunicado emitido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que a Universidade de Évora (UÉ) preparou a 3.ª fase do Plano de Contingência Covid-19 – fase de Recuperação, que se prevê que entre em vigor no próximo dia 4 de maio, no caso de ser decretado o término do Estado de Emergência.

Como salienta a Reitora da UÉ “a ativação/desativação das diferentes fases depende sempre da evolução da epidemia e das orientações das Autoridades de Saúde”, reforçando “a necessidade de manter as distâncias recomendadas pela DGS”.

Texto completo do Despacho Nº 70/2020 e Plano de Contingência - Fase de Recuperação aqui

Publicado em 27.04.2020