Governantes visitam Laboratório da UÉ que realiza testes à COVID-19

“Sempre apoiei que Universidades como a de Évora se mobilizem dada a sua capacidade científica para contribuir para a diversificação daquilo que é o ensino da medicina e da saúde pública em Portugal” defendeu o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito da visita que decorreu hoje, dia 14 de abril, ao Laboratório de Virologia Vegetal do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, local onde se realizam testes à COVID-19.

Questionado sobre se o trabalho desenvolvido por este laboratório da UÉ pode impulsionar a abertura do curso de Medicina em Évora, Manuel Heitor considerou não ter de ser necessariamente “Medicina” mas eventualmente outro na área da Saúde Pública até porque, como fez questão de recordar, “este debate não é novo” e tem mantido um diálogo muito próximo sobre esta matéria com a Reitoria da UÉ.

“O importante é que não devemos abandonar esta ideia para o nosso país e a Universidade de Évora está certamente muito bem posicionada dada a sua a capacidade científica” elogiou Manuel Heitor, aludindo também à capacidade de mobilização dos investigadores da academia alentejana, “num esforço coletivo" para adaptar o laboratório para a realização de testes à COVID-19; “este é um trabalho logístico que envolve também as Autarquias e a rede de lares e exigiu uma preparação particularmente rigorosa, porque a Ciência é rigor”, frisou.

Já no que respeita aos exames nacionais, Manuel Heitor vê a possibilidade de um modelo misto; “alguns podem ser realizados de forma presencial, outros não necessariamente”. Recordou que o modelo não presencial "não é novo em Portugal, na Europa e no Mundo”, deixando aos Conselhos Pedagógicos e Científicos das Instituições de Ensino Superior a decisão sobre esta matéria.

Para além do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, marcaram ainda presença o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, José Calixto, bem como o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, José Ramalho.

No âmbito da visita foi ainda assinado por Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, um protocolo que visa aplicar testes de despistagem da doença COVID-19 aos utentes e trabalhadores das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosos (ERPI) e os Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) na Região Alentejo ou em outros locais que se mostre como necessário, sobre a coordenação do Instituto da Segurança Social.

No Palácio do Vimioso, dando seguimento ao programa da visita, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assistiu a uma aula a distância do 2º ano da Licenciatura em Música por Monika Stritová, Professora do Departamento de Música da Escola de Artes da UÉ, através de plataforma disponibilizada pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-FCCN).

Manuel Heitor reuniu ainda com a reitoria, administração e outros dirigentes da UÉ com vista a encontrar soluções relacionadas com a nova calendarização das provas de acesso ao ensino superior entre outras relacionadas com as alterações impostas pela Covid-19  finalizando com uma reunião com a task force COVID-19 da UÉ.

Recorde-se que Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional nomeado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, para coordenar a execução da declaração do Estado de Emergência no território continental ao nível local, tinha visitado na passada quarta-feira passada, dia 8 de abril, as instalações deste Laboratório onde funciona a Unidade de Testes à COVID-19. Acompanhado por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Jorge Seguro Sanches mostrou-se sensibilizado pela adesão e participação das instituições de ensino superior e entidades públicas em geral, neste esforço conjunto para ultrapassar esta pandemia.

O esforço da capacidade de realizar testes de diagnóstico resulta da coordenação entre a UÉ, o Hospital do Espírito Santo (HESE) e a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) para, em conjunto, aumentar a capacidade de resposta da região e, assim, garantir uma maior cobertura da população.

Publicado em 14.04.2020