Naturae Digital, recente revista de cultura científica

O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO), um projeto vinculado à Universidade de Évora (UÉ), que funciona como um local de partilha de conhecimentos e de divulgação do património natural português, avançou recentemente para um novo desafio, a criação de uma revista de cultura científica, Naturae Digital.

Naturae Digital, disponível para consulta aqui, é uma revista de cultura científica “com acento tónico na biodiversidade, na ecologia e nas alterações climáticas, privilegiando, como destinatários, os professores e os jovens de todos os escalões etários, e tendo em vista não só os ensinos regulares, mas também a formação para a cidadania ambiental”, desvendou Jorge Araújo, editor da revista e antigo reitor da UÉ.

Esta revista funciona como uma plataforma na qual a comunidade cientifica pode partilhar o seu espaço de comunicação, procurando ainda dar destaque às boas práticas ambientais empreendidas por instituições públicas e privadas, que incorporem uma preocupação com a preservação da natureza, a sustentabilidade ambiental e o fomento da economia circular.

Por outro lado, Naturae Digital tem uma preocupação especial em chegar aos mais jovens e, por isso, disponibiliza um conjunto diversificado de iniciativas lúdicas destinadas às classes de mais tenra idade, promotoras do conhecimento de animais, plantas e cogumelos. Trata-se de uma revista que visa “descomplicar” a linguagem científica e sensibilizar a comunidade em geral para a responsabilidade ambiental.

Neste momento, na primeira página da revista digital, encontra-se em destaque uma referência ao estudo de Miguel Araújo, Diretor da Cátedra de Biodiversidade Rui Nabeiro, publicado na revista científica Nature Communications. Em notícia publicada no Portal da UÉ, disponível aqui, pode encontrar mais detalhes relativamente a este artigo no qual se apresentam os resultados de uma análise de redes tróficas (interligações naturais de cadeias alimentares) que confirma que a atividade humana simplifica a natureza.

Recorde-se que Nature Digital, tem na sua retaguarda o MVBIO, abraçando a missão coletiva de apoiar a tomada de consciência ambiental nos jovens, o compromisso educativo das escolas e os programas de educação para a sustentabilidade.

Publicado em 07.02.2020