Atribuição do grau De Facto Diplomate a Elsa Duarte

Elsa Duarte, diretora do programa de Doutoramento em Ciências Veterinárias da Universidade de Évora (UÉ), foi reconhecida com o grau De Facto Diplomate, atribuído pela Comissão Executiva do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária (ECVM).

Em consequência, o Laboratório de Sanidade Animal do ICAAM/MED (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) da UÉ foi aprovado como Satellite Training Centre (STC) por um período de cinco anos, à semelhança do Centro da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Ghent (Bélgica) e do Laboratório Veterinário La Vallonea (Itália). Os STC atendem apenas a aspetos específicos da microbiologia veterinária e contribuem para a formação dos residentes integrados, oferecendo rotações regulares nas suas instituições sob a supervisão dos respetivos diplomatas dos centros de treino satélite. Destes diplomados, suportados pelos respetivos centros, espera-se que contribuam para a continuação das atividades do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária, concretamente no treino de médicos veterinários inscritos nos programas de “residência” em Microbiologia. 

Este reconhecimento à professora Elsa Duarte e consequente aprovação do Laboratório de Sanidade Animal do ICAAM/MED da UÉ como STC, representam uma mais valia para o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da UÉ já que é mais uma vantagem para o seu processo de acreditação pela EAEVE (European Association of Establishments for Veterinary Education).

Entre os requisitos para obter o grau De Facto Diplomate, a ECVM valoriza o percurso académico e científico do candidato, o seu reconhecimento a nível internacional como especialista qualificado, a experiência profissional, espelhada pela sua competência através do ensino, pesquisa e prática na especialidade, bem como ser autor de pelo menos dez publicações significativas em revistas especializadas, entre outras competências.

O objetivo do ECVM é oferecer treino especializado e ainda facultar certificação de veterinários em Microbiologia Veterinária na Europa, tendo a missão de contribuir significativamente para a manutenção e melhoria da qualidade dos Especialistas Veterinários Europeus em Microbiologia Veterinária em todos os países europeus ao mais alto nível, de modo a garantir que serviços médicos veterinários aprimorados sejam fornecidos ao público.

Recorde-se que o ICAAM/MED tem agora duas pessoas diplomadas dos colégios europeus de especialidades veterinárias, tendo sido Susana Monteiro a primeira, ao integrar, em 2011, o ECVS (Colégio Europeu de Cirurgiões Veterinários), cujo principal objetivo é o de aumentar, em toda a Europa, o nível de especialização em cirurgia veterinária para animais de pequeno e grande porte.

Publicado em 03.02.2020