UÉ recebeu apresentação da BfK Rise

Com o objetivo de apoiar a transformação de projetos de investigação científica em potenciais modelos de negócio, a ANI (Agência Nacional de Inovação) vai trazer a iniciativa Born From Knowledge (BfK Rise) à Universidade de Évora (UÉ) para uma sessão de apresentação no dia 31 janeiro, às 10h30, na sala 131, do Colégio Espírito Santo. Esta roadshow contará ainda com Edições no Porto e em Coimbra.

A ANI criou o programa Born From Knowledge (BfK) com o objetivo de promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal através de cinco frentes distintas de atuação. Uma destas iniciativas é o BfK Rise, um Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia, com vista à valorização dos resultados da Investigação & Desenvolvimento (I&D) de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) que possuam potencial de comercialização.

No seguimento do processo de sensibilização e envolvimento de investigadores interessados na iniciativa, vão decorrer três bootcamps diferentes de um dia (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e "vender" a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day (com a apresentação do projeto e dos resultados desta jornada) com a participação de investidores, academia, fundadores de startups e instituições, e onde se potenciará o networking e possibilidades futuras.

Toda esta jornada é assegurada graças a um fio condutor essencial: as sessões de mentoria online facultadas por mais de 20 prestigiados mentores de inovação criteriosamente selecionados: empreendedores, inovadores, startup founders e cientistas, com trajetórias e formações diversas e capazes de orientar os participantes relativamente à gestão de negócios, vendas, produto e propriedade intelectual, servem como um elo de ligação entre cada uma destas atividades e representam um suporte essencial à curva de aprendizagem e desenvolvimento dos grupos de investigação.

A sessão de apresentação que se vai realizar na UÉ, para além de ter o objetivo de apresentar a iniciativa BfK Rise da ANI, pretende ainda incentivar professores, investigadores, académicos, empreendedores e alunos, a candidatarem os seus projetos por forma a serem potenciados através de uma metodologia que promoverá o desenvolvimento dos seus serviços/produtos até uma possível vertente de comercialização.

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo programa COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As candidaturas estão abertas até ao dia 21 de fevereiro de 2020 e pode inscrever-se aqui para assistir à sessão de apresentação que terá lugar na UÉ no dia 31 de janeiro.

Publicado em 28.01.2020