Km0 Alentejo - Sabores do Alentejo: o caminho mais curto do produtor ao consumidor

Potenciar o consumo de produtos agro-alimentares de origem local e alertar para a pegada ecológica associada ao consumo energético da produção intensiva convencional, embalagem, transporte e armazenagem dos alimentos produzidos a grande distância do local onde são consumidos são objetivos da inicitiva "Km0 Alentejo - Sabores do Alentejo", coordenada pela Universidade de Évora através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (anterior ICAAM).

A ideia é contribuir para a diversidade e resiliência dos sistemas alimentares e para a valorização dos produtos locais, encontram-se nesta fase a certificação de produtores, restaurantes, lojas e transformadores por parte da entidade certificadora CERTIS, envolvendo toda a cadeia de valor. Esta certificação garante que a distância entre o local de produção e o local de consumo final, não vai além de 50 Km em linha reta e que não há mais do que um intermediário (regras definidas no referencial de certificação Km0 Alentejo). Embora o Km0 Alentejo tenha começado em Évora, pretende-se chegar a todo o Alentejo.

Em breve será possível encontrar o logotipo Km0 na entrada dos estabelecimentos e desta forma selecionar os restaurantes que oferecem ao consumidor um menu apenas com produtos locais. Nos mercados o consumidor poderá identificar os produtores locais certificados que vão passar a estar identificados com este logotipo, tal como os produtos frescos ou transformados que cumpram os requisitos impostos pelo Km0. Toda a cadeia de valor passará a estar envolvida nesta iniciativa, desde a produção, à transformação, lojas, terminando na restauração.

Para além da Universidade de Évora integra esta iniciativa a Câmara Municipal de Évora, Entidade Regional de Turismo, Associação Comercial do Distrito de Évora, Núcleo Empresarial da Região de Évora, Fundação Alentejo, Gesamb e SlowFood Alentejo, estando a Imagem/marca registada na página http://www.km0alentejo.pt.

Publicado em 27.01.2020