UÉ assina Protocolo para incentivar prática de voluntariado universitário

Na passada quarta-feira, dia 22 de janeiro, decorreu a assinatura de um Protocolo, entre a Universidade de Évora (UÉ), a UDIPSS (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social) e a CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade), que visa incentivar a prática de voluntariado universitário em contexto de instituições de solidariedade social.

Neste protocolo a UÉ, através da sua Bolsa de Voluntariado, pretende incentivar os seus alunos à prática de voluntariado, em atividades de interesse educativo, social e comunitário, desenvolvidas sem fins lucrativos, em colaboração com outras entidades direcionadas para este tipo de atividade, que necessitem de apoio voluntário por parte dos alunos.

Cesaltina Pires, Vice-Reitora da UÉ, recordou que a Universidade já possui um gabinete que promove o voluntariado em geral, mas realçou que através deste protocolo se pretende “criar um ambiente de aprendizagem que não seja exclusivamente focado na aprendizagem formal”. A Vice-Reitora para a Educação da UÉ sublinhou ainda que “os alunos que participarem irão ter as atividades de voluntariado no suplemento que acompanha o diploma, como forma de os recompensar e de ser uma mais valia para o mercado de trabalho”. “Este protocolo de voluntariado irá permitir aos alunos colocarem em prática aquilo que aprendem nos cursos”, finalizou.

Já Tiago Abalroado, presidente da UDIPSS, defende que “é importante que os jovens possam contactar com este mundo e com esta área de intervenção da IPSS”, acrescentando que se trata de “um protocolo cujo objetivo é que os alunos possam durante o curso, independentemente da área em que estão a desenvolver a sua especialização, praticar ações de voluntariado nas IPSS’s”.

A assinatura do protocolo decorreu no âmbito do IV Encontro das IPSS do Alentejo, sob o tema “Prevenção, Sustentabilidade e Inovação”, realizado no auditório da DGstTE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), em Évora e um dos pontos altos foi a apresentação pública do projeto “UDIPSS-Évora | Residence & Services”. Trata-se de um novo edifício que terá lugar no coração histórico de Évora e que integrará, além dos serviços da UDIPSS-Évora, uma residência para alunos, um auditório, salas multiusos, um café-concerto, bem como espaços destinados a atividades de promoção do sector social e solidário e a ações de intercâmbio entre a Academia e as IPSS.

Publicado em 24.01.2020