Collares Pereira distinguido membro honorário da Academia Mexicana de Energia

Manuel Collares Pereira, antigo responsável pela Cátedra Energias Renováveis, investigador coordenador e professor da Universidade de Évora (CER-UÉ), com a qual mantém contato próximo, vai receber o título de membro honorário da Academia Mexicana de Energia, dia 16 de janeiro, na Cidade do México.

A Academia Mexicana de Energia é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento de investigação científica e tecnológica na área de energia e à promoção e disseminação de conhecimento sobre processos de obtenção, conversão, armazenamento, distribuição e uso de energia.

Na investidura, Manuel Collares Pereira proferirá a conferência “Energia e Ambiente, num Mundo com muita gente”, em cerimónia que se integra no V Aniversário da Academia Mexicana de Energia e que decorrerá na Universidade Autónoma Metropolitana. Antes, dia 15, na Universidade Nacional Autónoma do México, Manuel Collares Pereira ministrará um curso sobre Non Imaging Optics, aplicada à concentração de radiação solar, aberto a todos os alunos de engenharia e, dois dias mais tarde, no dia 17, proferirá uma conferência sobre os mais recentes avanços da concentração linear para produção de eletricidade por via térmica.

Mestre e Doutor em Física, pela Universidade de Chicago, e engenheiro eletrotécnico, pelo Instituto Superior Técnico, Manuel Collares Pereira é o atual presidente da Direção do Instituto Português de Energia Solar (IPES) e colaborador da CER-UÉ. Foi ainda professor na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Superior Técnico e investigador principal e coordenador no Departamento de Energias Renováveis, Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI), Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) e Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), e autor do livro “Energias Renováveis, a opção inadiável”.

Publicado em 14.01.2020