Dia Internacional do Voluntariado assinalado na UÉ

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, realizou-se no dia 5 dezembro de 2019, na Sala dos Docentes da Universidade de Évora (UÉ), a Sessão intitulada “À volta do Voluntariado: experiências, projetos e testemunhos”. Esta sessão contou com a partilha de vivências e experiências de estudantes voluntários integrados em projetos de voluntariado promovidos pela Universidade de Évora.

Destaque para a Plataforma de Integração do Estudante Internacional, projeto desenvolvido na sequência da proposta apresentada pelo estudante Arlindo Miguel, a frequentar o Mestrado Integrado em Arquitetura na Universidade de Évora. Este projeto conta com 2 anos de existência e tem atualmente 39 estudantes voluntários integrados, que se disponibilizam a receber e apoiar em várias áreas, os estudantes internacionais recém-matriculados na Universidade de Évora.

O projeto de Receção e Acolhimento de Novos Estudantes que decorre no período da matrícula presencial foi também alvo de testemunho pelos estudantes da Universidade de Évora. No presente ano letivo, este projeto contou com a participação ativa de 28 estudantes voluntários que acolheram e apoiaram novos estudantes, colocados na Universidade de Évora através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Estes estudantes voluntários para além de apoiarem outros estudantes tranquilizam famílias e auxiliam técnicos da Universidade de Évora em todo o processo da matrícula presencial que decorre durante 3 dias no Claustro do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Foi ainda testemunhado o projeto de voluntariado Corre na Creche e Cresce, da responsabilidade de José Parraça, Professor do Departamento de Desporto e Saúde da UÉ, onde os estudantes voluntários, do curso de licenciatura em Ciências do Desporto, promovem a atividade física em crianças dos 0 aos 3 anos em Creches/Jardins de Infância da Cidade. Atualmente este projeto está a alargar o seu âmbito de ação com a inclusão de mais uma entidade parceira.

Durante a sessão, tempo ainda para escutar os testemunhos de duas estudantes voluntárias que participaram em vários projetos de voluntariado promovidos pela Universidade de Évora, como o Programa Alumni e outros, partilhando com a assistência e demais colegas, aquilo que as motiva para o voluntariado, dando ênfase à gratuitidade e importância de dever cívico e social.

Conhecemos o projeto de voluntariado da Associação Académica da Universidade de Évora “De mãos dadas”, em que jovens voluntários partilham atividades lúdicas com idosos institucionalizados em dois lares da Cidade. A AAUE pretende aumentar o número de voluntários do projeto, e desenvolver o mesmo em parceria com a Bolsa de Voluntariado da Universidade de Évora.

Encontram-se inscritos na Bolsa de Voluntariado da Universidade de Évora 362 estudantes e anualmente, são integrados em projetos de voluntariado cerca de 100 a 150 estudantes voluntários.

A sessão de abertura esteve a cargo da de Cesaltina Pires, Vice-Reitora para a Educação da UÉ e as considerações finais estiveram a cargo de Miguel Elias, Pró-Reitor e Coordenador da Universidade Saudável da Universidade de Évora e de Suzete Rico, Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante da Universidade de Évora, estrutura responsável pela gestão do voluntariado na Universidade de Évora.

Publicado em 06.12.2019