Arranca na Universidade de Évora o primeiro projeto europeu sobre participação estudantil

Decorreu na Universidade de Évora (UÉ), de 20 a 22 de novembro, a primeira reunião do projecto STUPS (Student Participation Without Borders), que tem por finalidade analisar e compreender a participação estudantil, em diferentes domínios de intervenção, por um lado, e fomentar a criação de uma rede de inovação promotora da participação mais qualificada dos estudantes na vida académica.

Coordenado pela Universidad de Huelva (Espanha), tendo como parceiros a Universidade de Évora, a University of Applied Sciences Upper (Áustria), a European Students Union (sediada na Bélgica) e a Agência Andaluza de Conhecimento (Espanha), a reunião deste projeto focou-se na planificação das atividades a desenvolver e na organização do plano de trabalho, visando o desenvolvimento de ferramentas de intervenção contribuidoras para, em primeiro lugar, uma compreensão dos tipos e qualidade da participação de todos os estudantes no contexto das instituições de ensino superior, e, em segundo lugar, criar condições para maior envolvimento, igualdade, inclusão e participação dos estudantes na vida académica em todas as suas plenitudes.

Este encontro inicial contou a participação ativa de estudantes das três universidades e da Associação Europeia de Estudantes, sendo esta uma das características mais relevantes deste projeto o envolvimento ativo dos estudantes nas diferentes fases de desenvolvimento do mesmo.

Durante a reunião, as entidades que formam parte deste consórcio tiveram a oportunidade de conhecer a longa trajetória da Universidade de Évora no fomento da participação estudantil, tendo sido apresentados pela Associação Europeia de Estudantes os resultados de um estudo que aponta Portugal como um dos países líderes na Europa ao nível da participação estudantil nas instituições de ensino.

Ainda durante o período de realização da reunião, o projeto foi apresentado no XXI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial. A apresentação esteve a cargo de Yolanda Pelayo, Professora da Universidad de Hueva e coordenadora do projeto, tendo sido possível registar o interesse, por parte das universidades participantes, no projeto e no impacto que o mesmo poderá vir a ter na melhoria dos sistemas de garantia da qualidade das instituições de ensino superior.

A próxima reunião plenária realizar-se-á na Áustria, no próximo mês de abril de 2020, na qual serão apresentados os resultados de um estudo comparado sobre a participação estudantil na Europa, em desenvolvimento no âmbito do projeto.

Publicado em 05.12.2019