UÉ parceira do Instituto Internacional de Investigação e Inovação no Envelhecimento

A Universidade de Évora (UÉ) recebeu, no passado dia 7 de outubro, a equipa de investigadores do projeto “Instituto Internacional de Investigação e Inovação no Envelhecimento +”, inserido no INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), coordenado na UÉ por Manuel Lopes, Professor do Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, financiado pelo segundo ano consecutivo com objetivos complementares.

O trabalho a realizar pelo Instituto Internacional de Investigação e Inovação no Envelhecimento foca-se na necessidade de aprofundar o conhecimento acerca do processo de envelhecimento, nomeadamente de alguns aspectos-chave como sejam a funcionalidade, solidão, violência, expectativas de cuidados e itinerários terapêuticos. Esse conhecimento servirá para fazer propostas de políticas públicas e para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida.

As semelhanças de ambas as regiões permitem concentrar esforços para melhorar o impacto do trabalho realizado e a divulgação internacional dos resultados.

Assim e de forma mais específica, este projeto permitirá o desenvolvimento de novos modelos de cuidados ao idoso, que aproveitem as novas tecnologias para facilitar o processo de envelhecimento, nomeadamente nas áreas de baixa densidade populacional e que levem em consideração a sustentabilidade e a eficiência dos serviços públicos.

Além disso, a natureza transfronteiriça do projeto melhorará os padrões de interoperabilidade entre os dois países. Isso beneficiará não apenas os utentes idosos dos serviços de saúde, mas também os profissionais de saúde e o sistema de saúde como um todo, na medida em que o projeto contribua para a sustentabilidade do sistema e para a melhoria dos indicadores de saúde e bem-estar.

Publicado em 09.10.2019