Investigadores estudam sistemas de cultivo de Percebes

A equipa de investigadores do projeto AQUAPOLLIS+, coordenado por Teresa Cruz, investigadora do MARE, com base em problemas anteriormente identificados, testaram e compararam a sobrevivência e o crescimento dos percebes em três sistemas de cultivo diferentes, do ponto de vista da sua viabilidade biológica e económica.

Os resultados entretanto obtidos permitam observar a sobrevivência dos percebes após um ano da sua transferência para a jangada, quando sujeitos a um método combinado de tratamentos anti-fouling. A investigação permite ainda saber sobre a viabilidade económica do sistema de cultivo na jangada, bem como as taxas elevadas de crescimento de juvenis em condições laboratoriais, nomeadamente quando estes são sujeitos a elevado hidrodinamismo.

Publicado em 04.02.2020