Encontro

Noite Europeia dos Investigadores 2025

Em 26.09.2025
17:00 | Praça 1º de Maio, Évora
Ilustração do item

A Noite Europeia dos Investigadores  traz a ciência à cidade, aproximando a comunidade científica dos cidadãos eborenses. Este ano, sob o tema Ciência para os Desafios Globais (Science for Global Challenges - SCIGLO), é possível descobrir como a investigação científica tem vindo a contribuir para um sistema e sociedade mais sustentável e inclusiva. Em Évora, a programação local da NEI é coordenada pela Universidade de Évora através do Laboratório HERCULES, e terá lugar na Praça 1º de Maio, dia 26 de setembro, a partir das 17h. 

 

O SCIGLO é coordenado pela Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e composto pela Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, o ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, através da Escola de Ciências e do International Iberian Nanotechnology Laboratory. Em Évora a organização é coordenada pela Universidade de Évora através do Laboratório HERCULES.

A Noite Europeia dos Investigadores— European Researchers’ Night   — financiada pela Comissão Europeia, decorre desde o ano 2005, no âmbito das Ações Marie Curie, e traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias.