Eventos Culturais

Espetáculo de Videomapping, Música e Teatro: Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora

Em 27.09.2024
21:00 | Claustro Principal do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora
Ilustração do item

Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora

Espectáculo de Videomapping, Música e Teatro

27 de Setembro de 2024, 21 horas

Claustro Principal do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora

 

 

 

PROGRAMA

21:00 // Claustro principal do Colégio Espírito Santo

Projeto ROUGE

Mário Marques, Saxofone; Gonçalo Pescada, Acordeão (Departamento de Música da Universidade de Évora)

A. Piazzolla, Libertango

T. Murena, Passion

R. Galliano, Viaggio

A. Piazzolla, Oblivion

A. Musichini / R. Galliano, Song for Joss

R. Galliano, Tango pour Claude

Sinopse

Mário Marques e Gonçalo Pescada, docentes do Departamento de Música / Escola de Artes da Universidade de Évora, constituem um duo de saxofone e acordeão que possibilita uma notável paleta tímbrica e diversas potencialidades melódicas. “Rouge” é o nome do primeiro CD deste duo, editado em dezembro de 2019, que surge como um verdadeiro tributo à música de Astor Piazzolla e Richard Galliano.

21:30 // Claustro principal do Colégio Espírito Santo

Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora

Espectáculo de Videomapping, Música e Teatro

Sinopse

O espectáculo de Videomapping, Música e Teatro, Cinco séculos, 50 anos: uma evocação da Universidade de Évora, resulta do desenvolvimento de um projecto transdisciplinar, envolvendo diversas áreas científicas da Universidade de Évora (História, Património, Arquitetura, Artes visuais, Design, Música, Teatro, Multimédia, Línguas e Literaturas), contando com o envolvimento de estudantes, docentes e não docentes.

Tendo como enfoque a integração de novos estudantes, tanto na dimensão de construção do projeto como no que se refere à fruição do espetáculo, este último visa contribuir para um sentimento de pertença, envolvência e comunidade que se coadunam com os objetivos de sustentabilidade social e inclusão que a Universidade de Évora e a Aliança de Universidades Europeias EU GREEN propugnam. Por outro lado, o seu propósito de “ativar” o património edificado que lhe serve de palco, através da criação artística e tecnológica site specific, têm por base uma perspetiva de valorização sustentável do património histórico, poético, dramatúrgico, musical e arquitetónico. Adicionalmente, a sua metodologia inovadora, agregando performance artística e tecnologias de vanguarda, é aqui testada como ferramenta para a criação de novos projetos focados nas várias dimensões da sustentabilidade.

O espetáculo evoca momentos-chave da história da Universidade de Évora, num ano em que se comemoram os 50 anos da refundação dessa instituição enquanto Instituto Universitário de Évora, bem como os 45 anos da reativação da designação Universidade de Évora. Integra-se no programa comemorativo destas efemérides, bem como no Projeto Viver e Re-Viver Évora, financiado pela Direcção-Geral do Ensino Superior em 2023, e nas atividades culturais do Work-Package 7 da EU GREEN.

Será precedido por uma apresentação do Projeto Rouge (Mário Marques, Saxofone; Gonçalo Pescada, Acordeão).

 

A produção é da Universidade de Évora, com a Olho de Boi e a Ó Produções.