Avançar para o conteúdo principal

Maria de Deus Beites Manso

Professor Auxiliar c/ Agregação (Departamento de História)

Fotografia
Doutoramento: História (Universidade de Évora - 1991)
Mestrado: História (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - 1990)
Licenciatura: História (Univ. Livre de Lisboa - 1986)
CICP - Centro de Investigação em Ciência Política (Membro Integrado Doutorado)
Conselho Científico da Escola de Ciências Sociais (Membro)
Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Sociais (Vice-Presidente)
Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Sociais (Conselheiro)
História
História da Expansão Portugues: História da Cultura, História religiosa, História da Mulher, Mestiçagens e Escravatura
Atividade Docente em outras Instituições de Ensino Superior:
2007/2008 - Professora Visitante nos Mestrados de Estudos Lusófonos e de Estudos Latino-Americanos, Inter-University Institute of Macau.
2008-2011: Investigadora Visitante da Universidade de Macau, Departamento de Português.
2010- 2014: Professora Colaboradora do Programa de Mestrado em História da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Niterói, Brasil.
2015: Professora Visitante CAPES, por concurso, com classificação de “Professor Pleno”, Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvendo seminários de lecionação na licenciatura, mestrado e doutoramento.
Comissão de acompanhamento do Centro de Estudos Interculturais, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (2007….)
Nomeada pela Reitoria da UE como ponto focal da Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais no projeto desenvolvido pelo Instituto Camões: “Parcerias para a promoção global da Língua Portuguesa”, em 11 de maio de 2016.

Membro Associado do Centro de História da FLUL, Grupo de Investigação Mundos Novos e conexões mundiais, 2014 ….

GruGrupos de Pesquisa Certificados Pelo CNPq (brasil) 


 


Grupo de Pesquisa (História do Mundo Ibérico, coord: Suely Creusa Cordeiro de Almeida; Wellington Barbosa da Silva, 2009…


 









JJesuítas na América, coordenadora: Maria Cristina Bohn Martins, Universidade do VVale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2009 …


HHistória Colonial da Amazónia, coordenado pela Profª Márcia Mello, Julho de 2011 ….. 


Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX., coordenado por Eduardo França Paiva, UFMG, maio de 2014 …


Escravidão e Mestiçagens: comércio e trânsitos culturais nos sertões da Bahia e de Minas Gerais. Século XVIII, Coordenadora Isnara Pereira Ivo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fevereiro de 2015 …


Mundo Ibérico em perspectiva: conexões históricas e culturais, coordenação Eliane Garcindo de Sá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016…


Laboratório de Estudos, Documentação Inquisitorial e Sociedades do Antigo Regime, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenação Grayce Mayre Bonfim Souza, 2016…


Laboratório de História Regional do Espirito Santo e Conexões Atlânticas, Universidade Federal do Espírito Santo, coordenação de Luiz Cláudio Moisés Ribeiro, fevereiro de 2017….


Culturas, Identidades e Religiosidades, Universidade Federal de Sergipe, coordenação de Antonio Lindvaldo Sousa, marco de 2017…



 

Membro Associado do Centro de História da FLUL, Grupo de Investigação Mundos Novos e conexões mundiais, 2014 ….

Bolsas e apoios de investigação:


 Doutoramento:


- Bolseira da European Science Foundation, com sede no Institut for the History of European Expansion da Universidade de Leiden, para a participação num Curso de Verão sobre História da Expansão Europeia, Sant Feliú de Guixols (Barcelona), 18 a 24 de Julho de 1994, onde apresentamos a seguinte comunicação: " Le Malabar aux XVI e et XVIIe Siècles".


- Fundação Calouste Gulbenkian: bolsa de investigação para o Arquivo Histórico de Goa (Panjim) e o Arquivo Histórico da Diocese de Cochim, de 28 de Junho de 1995 a 26 de Julho de 1995.


- Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: bolsa de investigação para o Archivum Romanum Societatis Iesu, Roma, de 15 de Setembro de 1995 a 30 de Setembro de 1995.


- Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: bolsa de investigação para conclusão das pesquisas iniciadas em 1995 no Archivum Romanum Societatis Iesu, de 15 de Setembro de 1996 a 30 de Setembro de 1996.


- Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bolsas e Educação): bolsa de investigação para o Archivum Romanum Societatis Iesu, Roma, de 16 a 30 de Junho de 2000.


- FCT: Bolsa Sabática: Junho a Setembro de 2005. A bolsa foi concedida para Rhode Islland College (Providence, USA), mas por questões de prioridade científica, particularmente, na área da investigação, optamos pela cidade de Salvador: Arquivo da Santa Casa da Bahia e Arquivo Público do Estado da Bahia. Contamos com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana e de docentes da Universidade Federal da Bahia, dos quais destacamos o Prof. João José Reis.


 


- Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço Internacional): bolsa de investigação para o Arquivo da Santa Casa da Misericórdia da Bahia (Brasil). Foi-nos atribuída uma verba a fim de continuarmos individualmente o projeto: Escravatura, Orfandade e Pobreza Feminina no Império Colonial Português (séc. XVI-XX).



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato à UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumnus
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar