Susana Mendes Silva
Prof. Auxiliar (Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
Estudou Escultura na FBAUL e frequentou o programa de doutoramento em Artes Visuais (Studio Based Research) no Goldsmiths College, Londres, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É Doutorada em Arte Contemporânea, pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com a tese baseada na sua prática performativa A performance enquanto encontro íntimo.
O seu trabalho integra uma componente de investigação, e de prática arquivística, que se traduz em obras cujas referências históricas e políticas se materializam em exposições, acções e performances através dos mais diversos meios de produção. O seu universo contempla e reconfigura contextos sociais diversos sem perder de vista a singularidade do indivíduo. A sua intimidade psicológica ou a sua voz são inúmeras vezes veículos de difusão e recepção de mensagens poéticas e políticas que convocam e reactivam a memória das/os participantes e espectadores.
||||
Artes Visuais, Performance Art, Prática Artística Contemporânea, Intervenção no espaço público, Metodologias artísticas e projectuais, Interdisciplinaridade.
Pacto, um projecto colectivo de Susana Mendes Silva com Carla Filipe, Gisela Casimiro, Leonor Parda, Mané Pacheco, Miguel Bonneville, Rogério Nuno Costa e curadoria de Filipa Oliveira, que se encontra baseado na Galeria Municipal de Almada e está patente até dia 9 de Outubro; a exposição colectiva Espaço para o corpo: obras da colecção de Serralves com Adelina Lopes, Ana Jotta, Anna Bella Geiger, Armanda Duarte, Cristina Mateus, Dara Birnbaum, Helena Almeida, Lourdes Castro, Patrícia Garrido, Rita McBride, Sanja Iveković e Susana Mendes Silva e curadoria de Joana Valsassina na Galeria do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada (2021); a Biennale de Momon com Sarah Boulton, Lisa Skuret, Marc Buchy, Martine Viale, Josh Schwebel, Joan Heemskerk, Susana Mendes Silva, Elia Torrecilla e Frans van Lent (2021); a performance Mariana na Capela da Nossa Srª da Piedade, Stª Casa da Misericórdia, que foi apresentada no âmbito da residência de investigação artística no Museu Regional Rainha D. Leonor em Beja para o programa Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo no dia 3 de Julho, 12h (2021), a exposição individual Como silenciar uma poeta, no âmbito do programa "As coisas fundadas no silêncio", Curadoria de Marta Rema, MNAC, Lisboa, e a exposição individual "Vida e trabalho: não como antes mas de novo", com curadoria de Antonia Gaeta no MAAT em Lisboa (2018).
Membro integrado do CEIS20 — Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Grupo 4: Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, Linha de Investigação: Arte e Performance
Vice-Presidente da AAVP — Associação de Artistas Visuais em Portugal
2020-21
Bolsa de Apoio às Artes Visuais da Fundação Calouste Gulbenkian
2007-2010
Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian
1999
Bolseira de Artes Visuais do Centro Nacional de Cultura
1998
Subsídio de viagem Sarajevo-Lisboa, Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura
Fundação PLMJ,
Banque Privée Edmond de Rothschild Europe,
Colecção de Arte Contemporânea do Estado,
ANACOM (Instituto Português de Comunicações),
Colecção de Fotografia Contemporânea Novo Banco,
Colecção Sarmento,
Colecção António Cachola / MACE,
Colecção Leal Rios (em depósito na Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, Porto),
Colecção Ivo Martins (em depósito na Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, Porto),
Colecção de Livros de Artista e Edição Independente da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian,
The Womens Art Library, Make Special Collections, Goldsmiths College Library, University of London,
Outras colecções privadas