Avançar para o conteúdo principal

Fábio Saraiva Flôres

Prof. Auxiliar (Departamento de Pedagogia e Educação)

Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado

Fotografia de Fábio Saraiva Flôres
Doutoramento: Doutoramento/Motricidade Humana (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa - 2020)
Mestrado: Mestrado em Educação Física/Educação Física (Universidade Federal de Pelotas - 2014)
Licenciatura: Educação Física (Universidade Federal de Santa Maria - 2015)
Assembleia de Departamento de Pedagogia e Educação (Membro)
Comissão de Curso do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários (Adjunto)
Departamento de Pedagogia e Educação (Adjunto)
Desporto
Aprendizagem
Ensino
Didática da Educação Física
Comportamento Motor
Formação de professores
arconcin, P.; São Martinho, E.; Serpa, J.; Honório, S.; Loureiro, V.; Nascimento, M.d.M.; Flôres, F.; Santos, V. Grip Strength, Fall Efficacy, and Balance Confidence as Associated Factors with Fall Risk in Middle-Aged and Older Adults Living in the Community. Appl. Sci. 2025, 15, 7617. https://doi.org/10.3390/app15137617
Mofirra, R., São Martinho, E., Casanova, N., Peralta, M., Serpa, J., Santos, V., ? Marconcin, P. (2025). Falls Prevention in Older Adults with Cardiovascular Disease: Systematic Review. Activities, Adaptation & Aging, 1-19. https://doi.org/10.1080/01924788.2025.2529097
Flôres F, Casanova N, Marconcin P, Silva A, Serpa J, Santos V, Soares D, Willig R. Cross-cultural Adaptation, Validity, and Reliability of the Borg Rating of Perceived Exertion CR-10 Scale in Portuguese Adolescents. Open Sports Sci J, 2025; 18: e1875399X386857. http://dx.doi.org/10.2174/011875399X386857250619052411
Machado, C. F., Flôres, F., Gomes, T. V. B., Ortigas, P. R., Cordovil, R., & Benda, R. N. (2025). Motor Affordances of Children with Autism Spectrum Disorder in Southern Brazil. Physical & Occupational Therapy In Pediatrics, 1-15. https://doi.org/10.1080/01942638.2025.2522749
1. Cavalcante, R., Araújo, G., Licre, D., Silva, M., Silva, P., Lima-Alvarez, C., Flôres, F. (2025). The Role of Physical Activity in Post-COVID Schoolchildren's Motor Competence. Perceptual and Motor Skills, https://doi.org/10.1177/00315125251352.
Casanova, N.; Correia, D.; Marconcin, P.; Flôres, F.; Soares, D.; Ruivo, R. Anthropometric Characteristics, Age, Sex, Drop Height, and Visual Feedback as Predictors of Dynamic Knee Valgus During Single-Leg Drop Landing. Sports 2025, 13,151. https://doi.org/10.3390/ sports13050151
1. Clavijo, F., Silva, E. H., Flôres, F., Corrêa, U., & Drews, R. (2025). Attacking styles of play in football: a comparison between UEFA Champions League and Copa Libertadores da América. International Journal of Performance Analysis in Sport, 1-14. https://doi.org/10.1080/24748668.2025.2498193
Flôres, F., Dias, I., Padilha, T., Drews, R., Verbeque, E., Soares, D., ? Cardozo, P. (2025). La focalización interna de la atención disminuye el aprendizaje motor de los adolescentes. Retos, 69, 193-202. https://doi.org/10.47197/retos.v69.114334
Araújo, G., Flôres, F., Silva, R., Soares, D., Lima-Alvarez, C. (2025). A cross-sectional study of how environmental and school variables shape schoolchildren's motor competence. Journal of Physical Education and Sport, 25 (3), pp.432-439, 10.7752/jpes.2025.03048
Santos V, Casanova N, Marconcin P, Willig R, Vidal-Conti J, Soares D, Flôres, F. (2025) Physical fitness as a predictor of reaction time in soccer-playing children. PLoS ONE 20(3): e0320147. https://doi.org/10.1371/journal. pone.0320147
Flôres, F. (2025). Competência Motora ao Longo da Vida (Recurso Digital), Santa Maria: do autor. ISBN: 878-65-272-1421-2, doi: 10.29327/5492878
Rodrigues, L. P., Cordovil, R., Costa, J. A., Seabra, A., Guilherme, J., Vale, S., Luz, C., Flôres, F., João Lagoa, M., Almeida, G., Lopes, V. P., Mercê, C., Esteves, P. T., Santos, S., Correia, V., Serrano, J., Mendes, R., Matos, R., Loureiro, V., Neto, C., & MCA Research Team. (2025). Improving Motor Competence of Children: The "Super Quinas" Intervention Program in Portuguese Primary Schools. Journal of Physical Activity and Health (published online ahead of print 2025). Retrieved Jan 27, 2025, from https://doi.org/10.1123/jpah.2024-0484
Flôres, F. (2024). Opportunities for enhancing motor behavior through physical education at school. In Marques, A (Ed.), Physical Education at School and in Today´s Society. IntechOpen, London, p. 1-16 . ISBN: 978-0-85014-865-7. 10.5772/intechopen.1007094

* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumni
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar