Avançar para o conteúdo principal

Paulo Jaime Lampreia Costa

Professor Auxiliar (Departamento de Pedagogia e Educação)

Fotografia
Doutoramento: Doutoramento (Universidade de Évora - 2007)
Licenciatura: Licenciatura em Ensino de Português e Francês (Universidade de Évora - 1992)
Assembleia de Departamento de Pedagogia e Educação (Conselheiro)
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Membro Integrado Doutorado)
CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (Membro Colaborador)
Comissão Executiva e de Acompanhamento da Licenciatura em Ciências da Educação (Adjunto)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Complemento de Formação em Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Cursos de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 220 (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Cursos de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 30 (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário (Diretor)
Conselho Científico (CIEP) (Conselheiro)
Conselho Consultivo da Escola de Ciências Sociais (Conselheiro)
Departamento de Pedagogia e Educação (Diretor)
Tema 2 - Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Tecnologia Educativa (Membro Integrado Doutorado)
/ Comissão Europeia
concluído em 11/12/2011
Costa, P. (2018). Campo Literario. In López Casanova, Martina y María Elena Fonsalido (coords.). Géneros, procedimientos, contextos. Conceptos de uso frecuente en los estudios literarios. Prólogo de José Luis de Diego. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2018.
Costa, P. (2017). Ecos dos lugares de Peter Pan: coordenadas improváveis para lugares intangíveis. In Fernando Azevedo, Alberto Filipe Araújo & Joaquim Machado de Araújo (Eds.) Peter Pan. Literatura Infantil e Imaginário. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação/Universidade do Minho.
Balça, A., Costa, P. (2017). Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, 24 (1), 201-220. Uberlândia, MG: Faculdade de Educação ? Universidade Federal de Uberlândia. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-9
Selfa Satre, M., Balça, A, Costa, P. (2017). "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015) ". Tejuelo. 25, 25: 5 - 34.
Costa, Paulo. 2016. Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio. In Lectura, arte y patrimonio: rediseñando redes, ed. RÖSING, T. ; RETTENMAIER, M., 235 - 250. . Passo Fundo, RS, Brasil: UPF Editora.
Costa, P. (2015) Algumas notas sobre discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária. Nuances 26 (3). Presidente Prudente-SP: UNESP.
Pires, H., Verdasca, J., Costa, P., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Costa, P., & Mira, A. R. (2013). L?importance du compte-rendu dans la formation des professeurs de langue étrangère au Portugal. In Actes du Colloque International AIFRISSS (pp. 37-48). Floirac - Bordeaux: AIFRISSS.
Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura. Santillana Editores
O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora. Tejuelo. Ano V, n.º 14. Ed. CPR de Trujillo / Consejería de Educación de la Junta de Extremadura, p. 51-57
Costa, P. (2011). A experiência dos clássicos adaptados: caminhos ínvios na promoção da leitura de textos literários?. ÁLabe, 0(4). Consultado el January 27, 2012,
Balça, A., Costa, P. & Magalhães, O. (2010) 1808: um exílio voluntário, um novo país. Anais do Jalla Brasil 2010, 214-217 (ISBN 978-85-228-0573-0)

* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato à UÉ
conhecer a UÉ, cursos em oferta, documentação útil, ...
Estudante UÉ
atividades académicas, notícias e eventos, calendário escolar, ...
Docente e Investigador
unidades de investigação, repositório de publicações, atividades, eventos,...
Alumnus
atividades alumni, integração na vida da UÉ, ...
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar