Avançar para o conteúdo principal

Paulo Jaime Lampreia Costa

Professor Auxiliar (Departamento de Pedagogia e Educação)

Fotografia
Doutoramento: Doutoramento (Universidade de Évora - 2007)
Licenciatura: Licenciatura em Ensino de Português e Francês (Universidade de Évora - 1992)
Assembleia de Departamento de Pedagogia e Educação (Conselheiro)
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Membro Integrado Doutorado)
CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (Membro Colaborador)
Comissão Executiva e de Acompanhamento da Licenciatura em Ciências da Educação (Adjunto)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Complemento de Formação em Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Cursos de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 220 (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Cursos de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 30 (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário (Diretor)
Conselho Científico (CIEP) (Conselheiro)
Conselho Consultivo da Escola de Ciências Sociais (Conselheiro)
Departamento de Pedagogia e Educação (Diretor)
Tema 2 - Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Tecnologia Educativa (Membro Integrado Doutorado)
/ Comissão Europeia
concluído em 11/12/2011
Costa, P. (2018). Campo Literario. In López Casanova, Martina y María Elena Fonsalido (coords.). Géneros, procedimientos, contextos. Conceptos de uso frecuente en los estudios literarios. Prólogo de José Luis de Diego. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2018.
Costa, P. (2017). Ecos dos lugares de Peter Pan: coordenadas improváveis para lugares intangíveis. In Fernando Azevedo, Alberto Filipe Araújo & Joaquim Machado de Araújo (Eds.) Peter Pan. Literatura Infantil e Imaginário. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação/Universidade do Minho.
Balça, A., Costa, P. (2017). Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, 24 (1), 201-220. Uberlândia, MG: Faculdade de Educação ? Universidade Federal de Uberlândia. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-9
Selfa Satre, M., Balça, A, Costa, P. (2017). "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015) ". Tejuelo. 25, 25: 5 - 34.
Costa, Paulo. 2016. Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio. In Lectura, arte y patrimonio: rediseñando redes, ed. RÖSING, T. ; RETTENMAIER, M., 235 - 250. . Passo Fundo, RS, Brasil: UPF Editora.
Costa, P. (2015) Algumas notas sobre discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária. Nuances 26 (3). Presidente Prudente-SP: UNESP.
Pires, H., Verdasca, J., Costa, P., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Costa, P., & Mira, A. R. (2013). L?importance du compte-rendu dans la formation des professeurs de langue étrangère au Portugal. In Actes du Colloque International AIFRISSS (pp. 37-48). Floirac - Bordeaux: AIFRISSS.
Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura. Santillana Editores
O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora. Tejuelo. Ano V, n.º 14. Ed. CPR de Trujillo / Consejería de Educación de la Junta de Extremadura, p. 51-57
Costa, P. (2011). A experiência dos clássicos adaptados: caminhos ínvios na promoção da leitura de textos literários?. ÁLabe, 0(4). Consultado el January 27, 2012,
Balça, A., Costa, P. & Magalhães, O. (2010) 1808: um exílio voluntário, um novo país. Anais do Jalla Brasil 2010, 214-217 (ISBN 978-85-228-0573-0)

* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato à UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumnus
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar