Paulo Jaime Lampreia Costa
Prof. Associado (Departamento de Pedagogia e Educação)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
Doutoramento: Doutoramento/Ciências da Educação (Universidade de Évora - 2007)
Licenciatura: Licenciatura em Ensino de Português e Francês (Universidade de Évora - 1992)
Assembleia da Escola de Ciências Sociais (Membro)
Assembleia de Departamento de Pedagogia e Educação (Membro)
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Membro Integrado Doutorado)
CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (Membro Colaborador)
Comissão de Curso da Licenciatura em Ciências da Educação (Adjunto)
Comissão de Curso do Complemento de Formação em Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Diretor)
Comissão de Curso do Cursos de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 220 (Diretor)
Comissão de Curso do Cursos de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 30 (Diretor)
Comissão de Curso do Mestrado em Ensino de Português e de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Diretor)
Conselho Científico (CIEP) (Conselheiro)
Tema 2 - Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Tecnologia Educativa (Membro Integrado Doutorado)
/
Camões, I.P.
acrónimo: ERGUES
em curso até 31/12/2026
101089896
/
Comissão Europeia
acrónimo: EU GREEN
em curso até 31/12/2026
/
Comissão Europeia
concluído em 11/12/2011
Costa, P. (2018). Campo Literario. In López Casanova, Martina y María Elena Fonsalido (coords.). Géneros, procedimientos, contextos. Conceptos de uso frecuente en los estudios literarios. Prólogo de José Luis de Diego. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2018.
Costa, P. (2017). Ecos dos lugares de Peter Pan: coordenadas improváveis para lugares intangíveis. In Fernando Azevedo, Alberto Filipe Araújo & Joaquim Machado de Araújo (Eds.) Peter Pan. Literatura Infantil e Imaginário. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação/Universidade do Minho.
Balça, A., Costa, P. (2017). Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, 24 (1), 201-220. Uberlândia, MG: Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia.
DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-9
Selfa Satre, M., Balça, A, Costa, P. (2017). "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015) ". Tejuelo. 25, 25: 5 - 34.
Costa, Paulo. 2016. Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio. In Lectura, arte y patrimonio: rediseñando redes, ed. RÖSING, T. ; RETTENMAIER, M., 235 - 250. . Passo Fundo, RS, Brasil: UPF Editora.
Costa, P. (2015) Algumas notas sobre discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária. Nuances 26 (3). Presidente Prudente-SP: UNESP.
Pires, H., Verdasca, J., Costa, P., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura. Santillana Editores
Costa, P., & Mira, A. R. (2013). L'importance du compte-rendu dans la formation des professeurs de langue étrangère au Portugal. In Actes du Colloque International AIFRISSS (pp. 37-48). Floirac - Bordeaux: AIFRISSS.
Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura. Santillana Editores
Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores
O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora. Tejuelo. Ano V, n.º 14. Ed. CPR de Trujillo / Consejería de Educación de la Junta de Extremadura, p. 51-57
Costa, P. (2011). A experiência dos clássicos adaptados: caminhos ínvios na promoção da leitura de textos literários?. ÁLabe, 0(4). Consultado el January 27, 2012,
Balça, A., Costa, P. & Magalhães, O. (2010) 1808: um exílio voluntário, um novo país. Anais do Jalla Brasil 2010, 214-217
(ISBN 978-85-228-0573-0)
* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.