Bonito, J. (2020). El Instituto de la acción directa en la defensa de la posesión en el Código Civil Portugués: algunas notas. Revista de la Facultad de Derecho, (48), ene-jun, e20204803. [ISSN 2301-0665]. DOI: 10.22187/rfd2020n48a3.
Rumenos, N. N., Massabni, V. G., & Bonito, J. (2019). Reforçar a educação em ciências na educação infantil no Brasil. Revista Mimesis, 40(2), 275-296. [ISNN 2177-3793].
Santos, G. R. B., Bonito, J., & Carneiro, C. D. (2019). Estudo comparativo entre currículos formadores no ensino profissional de Brasil e Portugal. In Peralbo, M., Risso, A., Barca, A., Duarte, B., Almeida, L., & Carlos, J. XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía ? Libro de Actas (pp. 2288-2302). Coruña, España: Universidade da Coruña. [ISBN: 978-84-9749-726-8]. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
Bonito (2019). Prevenção das doenças do nosso tempo com uma alimentação saudável. In Martins, I. P. (org.), Percursos de investigação em educação no CIDTFF. Um itinerário pelas lições de agregação (pp. 841-905). Aveiro: Universidade de Aveiro.
Bonito, J. (2019). A Prossecussão do Interesse Público pela Admnistração Pública: Algumas Notas em Contexto Português. Direito Público, 15(85), 9-36.
Bonito, J., & Oliveira, H. (2019). A promoção e educação para a saúde com crianças e adolescentes nas escolas de Portugal. In Franceschini, S. C. C., Ribeiro, S. A. V., Priore, S. E. & Novaes, J. F. (orgs.), Nutrição e Saúde da Criança (pp. 521-546) Rio de Janeiro: Editora Rubio.
Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2018). Cidadania e educação em Geociências: Subsídios do tempo geológico. In L. Rodrigues & N. Fraga (orgs.), Europa, Educação, Cidadania (pp. 52-76). Funchal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira.
Bonito, J. (2018). Aprender Soporte Vital Básico en la Formación Ciudadana en Portugal. In Pérez-Fuentes, M. C., Gázquez, J. J., Molero, M. M., Barragán, A. B., Martos, A., Simón, M. M., & Sito, M. (Comps.), Avances de Investigación en Salud a largo del Ciclo Vital (Vol. II, pp. 251-257). S.l.: ASUNIVEP.
Rebelo, D., Pinto, M. J., Bonito, J., Morgado, M., Marques, L., & Andrade, A. (2018). The ?Route of the Ovar Tile?: A Context for Training Geosciences Teachers. In Carneiro, C. D. R., Gonçalves, P. W., Imberno, R. A. L., Machado, F. B., & Cerro, C. A. D. (orgs.), Ensino e História de Ciências da Terra. Anais do EnsinoGEO 2018: VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra (Geociências para Todos) (pp. 324-329). Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Geologia.
Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Morgado, M., & Trindade, V. (2018). Perspetivas sobre o ensino das geociências no 3.º ciclo do ensino básico. In F. Veiga (Coord.), O ensino na escola de hoje. Teoria, investigação e aplicação (pp. 145-184). Lisboa: Climepsi Editores.
Lirio, F. C., & Bonito, J. (2017). Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal da política de proteção infanto-juvenil. SER Social, 19(41), 459-478.
Bonito, J., & Morgado, M. (2018). As Ciências da Terra na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico em Portugal. Terrae didatica,13(3), 258-270.
Bonito, J., Pereira, A., Albuquerque, C., Carrilho, E., Marques, H. C., Rosas, M., Matos, M. G., Oliveira, M., Rua, M. S., Condinho, M., Lunet, N., Aguiar, P., & Oliveira, R. (2017). Competências profissionais no âmbito da prevenção e do tratamento do tabagismo no final da formação pré-graduada dos profissionais de saúde: Estudo de avaliação com os cursos de formação em ciências farmacêuticas, enfermagem, medicina e medicina dentária. Lisboa: Direção-Geral da Saúde.
Marques, L., Rebelo, D., Bonito, J., Morgado, M., Trindade, V., Medina, J., Andrade, A. S., Praia, J., Leite, A., & Futuro, A. (2017). El lugar de la Investigación-Formación-Innovación en la Didáctica de las Ciencias de la Tierra: El caso del Tiempo Geológico. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 25(3), 319-329.