Vulnerabilidade do montado de sobro às alterações climáticas:uma abordagem de modelação

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Vulnerabilidade do montado de sobro às alterações climáticas:uma abordagem de modelação
Código do projecto | POCTI/CLI/60413/2004
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia(líder)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 24-06-2005
Data de inicio | 01-01-2007
Data de conclusão | 31-12-2011

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 31663 €

Resumo

Os montados de sobro e azinho em Portugal são de grande importância pelo seu elevado valor socio-económico e ambiental. No entanto, são particularmente vulneráveis às alterações climáticas e aos stresses bióticos. A sustentabilidade destes ecossistemas depende de práticas de gestão adaptativa para as quais são necessários modelos de simulação adequados. Neste projecto propomos acoplar o simulador do crescimento de sobreiro CORKFITS, desenvolvido em projectos anteriores, com um modelo de base processual que permitirá a quantificação dos fluxos de água e carbono das componentes arbórea, arbustiva e herbácea do ecossistema. O desenvolvimento deste modelo basear-se-á nos dados obtidos anteriormente por um dos proponentes, assim como em modelos amplamente testados de simulação de florestas. O modelo empírico de crescimento CORKFITS é um simulador espacial de árvore individual constituído por submodelos de crescimento (cortiça, tronco, altura da árvore e copa), produção de cortiça e mortalidade (Ribeiro et al., 2003). Inclui também um gerador de estrutura, STRUGEN, que simula povoamentos virtuais e também a regeneração. O modelo será acoplado ao modelo de base processual PROXEL (Falge et al., 2003), alargando o leque de outputs e, portanto, aumentando a sua aplicabilidade, enquanto que a base de dados usada no desenvolvimento do CORKFITS será também usada no desenvolvimento e calibração do modelo de base processual. A recolha de novos dados de campo incidirá sobretudo na determinação do índice de área foliar e nas componentes arbustiva e herbácea, para as quais há menos dados disponíveis actualmente e através das quais o balanço hidrológico, o risco de incêndio e o efeito do pastoreio no desenvolvimento das árvores são controlados. O modelo de base processual criará a ligação entre o modelo CORKFITS e as variações na utilização de água e assimilação de carbono, que dependem do tempo e são controladas pela variabilidade climática e pelo reservatório de água no solo. O modelo de base processual permite a avaliação espacial da influência da estrutura da vegetação na disponibilidade de água durante as secas e, portanto, se há produção ou aumento do stress. Serão produzidos índices que podem ser relacionados com variações observadas no crescimento do sobreiro, na produção, no estabelecimento e/ou na mortalidade. O modelo resultante será utilizado como uma ferramenta para avaliar a vulnerabilidade dos montados de sobro às alterações climáticas e os seus impactes associados (ex.: risco de incêndio, seca) e através do módulo de gestão do CORKFITS poderá ser utilizado pelos gestores.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

The main objective of the project is to use the results of earlier research to develop a hybrid forest growth model for cork oak stands. The objectives are:

- To assemble already existing data (physiological and structural) from former research projects, integrating them in an interactive database for the new model development and completing with new field measurements whenever necessary;

- To develop a process-based model for cork-oak stands based on existing models (e.g. PROXEL) adapted to the geometry of open evergreen oak woodlands (montados), to simulate carbon and water balances;

- To develop a hybrid forest growth model for cork oak stands, coupling process-based models with the observation-based growth model CORKFITS. Such a model will be able to assess the impact of climate change, management and site characteristics on cork oak systems, while providing information useful to managers and policy makers.

- To produce vulnerability indicators for future climate scenarios such as tree mortality, shrub encroachment and shrub biomass (risk of forest fire).

Attribute Type Value
id integer 869