Exploração e gestão do percebe (Pollicipes pollicipes) na Reserva Natural das Berlengas: padrões e impactes

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Exploração e gestão do percebe (Pollicipes pollicipes) na Reserva Natural das Berlengas: padrões e impactes
Código do projecto | POCI/BIA-BDE/58206/2004
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Instituto do Mar(parceiro)
  • Reserva Natural das Berlengas(parceiro)

Data de aprovação | 28-12-2004
Data de inicio | 01-03-2005
Data de conclusão | 01-03-2008

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 55530 €

Resumo

Os percebes são crustáceos cirrípedes pertencentes à espécie Pollicipes pollicipes (Pp) e abundantes na zona intertidal de litorais rochosos muito expostos à ondulação. Em Portugal e Espanha, possuem um elevado valor comercial, e são intensamente explorados para consumo alimentar. No intertidal rochoso SW de Portugal Continental, Pp é o recurso vivo com maior importância económica. À data do início deste projecto, com excepção da Reserva Natural das Berlengas (RNB), não existiam, em Portugal, regulamentos especificamente aplicados à exploração humana deste crustáceo. Nesta reserva, desde 2000, a exploração desta espécie tem sido sujeita a regulamentação. No entanto, não foram realizados estudos biológicos/ecológicos/socio-económicos anteriores ou que servissem de base à regulamentação. A legislação em vigor é muito semelhante à adoptada na Galiza, onde um sistema de co-gestão foi implementado entre as associações de percebeiros e as autoridades das pescas. Tal como em Portugal, não existem estudos sobre o impacte da apanha e da gestão deste recurso. Assim como no resto do país, não existem estatísticas de pesca sobre esta actividade na RNB. O impacte da exploração e gestão do percebe na sua distribuição, abundância e biomassa pode ser estudada na RNB, pois existem áreas em que a exploração desta espécie está proibida desde 1989 e que podem ser usadas como controlo. Contudo, será necessário estudar a variabilidade natural de processos biológicos em áreas santuário/não santuário. Os objectivos deste projecto são descritos em seguida.1 Padrões de exploração)- Descrever a comunidade de apanhadores, tendo em conta a importância económica desta actividade, e registar as suas opiniões sobre a gestão actual desta espécie na RNB.- Descrever os padrões espaciais e temporais da exploração (ex.: esforço de pesca; peso das capturas, tamanho individual).2 Impactes da exploração e gestão)- Estudar os padrões de distribuição, abundância e biomassa de Pp em áreas de interdição total/interdição anual alternada, e a sua variação temporal (início/fim da estação principal de exploração).- Estudar os padrões de variação do recrutamento e crescimento de Pp em áreas de interdição total/interdição anual alternada. 3 Gestão)- Analisar e discutir a gestão actual do percebe na RNB, sugerir potenciais alterações, e difundir os resultados por potenciais grupos-alvo.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

1-Padrões de exploração: Descrever a comunidade de apanhadores, tendo em conta a importância económica desta actividade, e registar as suas opiniões sobre a gestão actual desta espécie na RNB; Descrever os padrões espaciais e temporais da exploração (ex.: número de dias de apanha; montantes capturados; tamanho individual).2 Impactes da exploração e gestão): - Estudar os padrões de distribuição, abundância e biomassa de percebes em áreas de interdição total/interdição anual alternada, e a sua variação temporal (início/fim da estação principal de exploração); - Estudar os padrões de variação do recrutamento e crescimento de percebes em áreas de interdição total/interdição anual alternada;- Estudar a variação do crescimento e recrutamento de percebes em áreas exploradas e em áreas sujeitas a diferentes regimes de exploração (total/parcial); 4)- Estudar os efeitos da densidade na reprodução, recrutamento e crescimento de percebes.3 Gestão da exploração):- Analisar e discutir a gestão actual do percebe na RNB, sugerir potenciais alterações à legislação; Difundir os resultados por potenciais grupos-alvo.

Atividades

"Pollicipes International Conference"- conferência internacional sobre o percebe realizada entre 25 e 27 de Setembro em Sines, co-organização da Universidade de Évora, Câmara Municipal de Sines e Centro de Oceanografia.
Attribute Type Value
id integer 854