NEXO TRANSFRONTERIZO PARA IMPULSAR LA ACTIVIDAD LOGÍSTICA MARÍTIMA
- Consejo Andaluz de Cámaras de Comercio, Industria, Servicios y Navegación(líder)
- Cámara Oficial de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Campo de Gibraltar(parceiro)
- Cámara Oficial de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Huelva(parceiro)
- Cámara Oficial de Comercio, Industria y Navegación de Sevilla - CCSEV(parceiro)
- Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Jerez de La Frontera(parceiro)
- Fundación Bahía de Cádiz para el Desarrollo Económico, (CEEI Bahía de Cádiz)(parceiro)
- Instituto de Empleo y Desarrollo Socioeconómico y Tecnológico (IEDT)(parceiro)
- Sines Tecnopolo - Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama(parceiro)
- Universidade de Évora(parceiro)
Resumo
Impulsionar a atividade logística marítima no território através do reforço das capacidades organizativas e tecnológicas do sistema logístico das zonas portuárias do Alentejo-Algarve e da Andaluzia, com o objetivo de promover a internacionalização e aumentar a presença no exterior tanto de empresas logísticas como de empresas transformadoras.
Reforçar o desempenho neste domínio das empresas industriais da Eurorregião, com o objetivo de melhorar a sua competitividade no exterior e os desafios derivados da globalização das suas cadeias de abastecimento.
Melhorar as capacidades de todos os componentes da função logística:
- Sector público e agentes de inovação e transferência.
- Autoridades portuárias e nós logísticos.
- Operadores logísticos.
- Sectores produtivos estratégicos da Euro-região.
Melhorar a colaboração entre todos eles, bem como otimizar a utilização das vastas infra-estruturas existentes. O projeto NEXOMAR também procura otimizar os recursos logísticos, tornando-os mais sustentáveis, digitais e acessíveis, permitindo que tanto o sector logístico como os sectores industriais da Eurorregião sejam mais competitivos e eficientes. Como pilar básico, as empresas industriais participantes serão incentivadas a desenvolver programas de estratégia empresarial que permitam a consolidação da internacionalização, a melhoria das técnicas e dos processos, a aplicação de sistemas de logística inteligente, a logística colaborativa e o desenvolvimento de novos sistemas logísticos. Isto permitir-lhes-á melhorar a sua competitividade através da criação de sinergias transfronteiriças que resolvam problemas comuns e facilitem a adaptação às mudanças na conformidade regulamentar em termos de sustentabilidade, eficiência energética e redução da pegada de carbono.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Os principais objectivos do projeto são:
Dinamizar a atividade logística marítima no território através do reforço das capacidades organizacionais e tecnológicas do sistema logístico nas zonas portuárias do Alentejo-Algarve e da Andaluzia, de forma a promover a Alentejo-Algarve e da Andaluzia, de forma a promover a internacionalização e o aumento da internacionalização e o aumento da presença externa das empresas presença externa das empresas tanto nas áreas da logística como nas áreas da logística como nas áreas da produção. produção. Reforçar o desempenho neste domínio das empresas industriais da Eurorregião, a fim de melhorar a sua competitividade no exterior e os desafios decorrentes da globalização das suas cadeias de abastecimento. cadeias de abastecimento.