Núcleo de investigação em inteligência artificial em agricultura
- Agroinsider, Lda.(líder)
- Universidade de Évora(parceiro)
Resumo
Projeto desenvolvido entre a Agroinsider e a Universidade de Évora que pretende formar um Núcleo de Investigação em Inteligência Artificial em Agricultura de Precisão com o objetivo de desenvolver estudos e a utilização de técnicas de Inteligência Artificial e Big Data para o Mundo Agro.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O projeto tem como objetivo geral promover a competitividade das empresas através da melhoria de processos e produtos, do aumento do domínio das cadeias de valor nas atividades competitivas da "Alimentação e Floresta", e na sua articulação com produtos de elevado valor acrescentado com competências científicas, tecnológicas e empresariais. Pretende criar oportunidades de mercado do sector agroalimentar para a emergência de empresas que façam uso tecnologias avançadas aplicadas à agricultura inteligente, em particular atendendo ao paradigma da agricultura de precisão, onde a introdução de sistemas de monitorização de culturas se faz por via do desenvolvimento aplicado e customizado de tecnologia (TIC e engenharia de sensores).
O projeto está estruturado em 6 atividades:
1. Instalação do NIIAA e Estado da arte,
2. "Big data": Investigação e desenvolvimento de novas soluções para limpar, armazenar e condensar grandes e complexos volumes de dados em agricultura
3. "Inteligência Artificial": Investigação e desenvolvimento de novas soluções para processar e analisar grandes e complexos volumes de dados em agricultura
4. Modelos de negócio: Investigação, desenvolvimento e validação de novos modelos de negócio em agricultura inteligente
5. Promoção e divulgação dos resultados
6. Coordenação e gestão do projeto, incluindo a implementação da norma NP 4457:2007
Os resultados do projeto incluem estudos e a utilização de técnicas de Inteligência Artificial para o Mundo Agro que incluem a monitorização física e controlo permanente dos sistemas agro-ambientais, considerando também a sustentabilidade dos sistemas produtivos.