Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas

Cofinanciado por:
Acrónimo | DigP-SEM
Designação do projeto | Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas
Código do projecto | PTDC/CED-EDG/29069/2017
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade do Porto(líder)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 06-07-2018
Data de inicio | 01-10-2018
Data de conclusão | 30-09-2021
Data de prorrogação | 31-07-2022

Custo total elegível | 231333 €
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional | República Portuguesa - 231333 €
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 13846 €

Resumo

A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos (AL_CL_PF2010; SM_TL2015) têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas.

A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa (2000) e do Plano Tecnológico da Educação (2007), as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais (Comissão Europeia, 2011; OCDE 2015) e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas (AE) (AS_BS2008; AM_et al2012). Neles, as plataformas digitais (PD) (email, moodle, internet etc.) tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo (PE) coletivamente participado, que corporize princípios de uma ? cidade educadora? (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.

Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que possa fornecer pistas para outros contextos.

Porque se pretende a construção de uma radiografia? sobre esta realidade à escala nacional, o projeto integra investigadores de 6 universidades (U. Porto; UTAD; U. Coimbra; IE-ULisboa; U. Évora; U. Algarve) com ampla e reconhecida experiência de investigação nos campos da educação escolar, da avaliação, das metodologias de investigação e da utilização das PD. A experiência diversificada da equipa traz um potencial de inovação ao DigPSEM, nomeadamente para a construção do guião de procedimentos para a utilização das PD nos AE. O projeto contribuirá, pois, para a melhoria da gestão educacional dos AE.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE.

Atividades

  • Project Management
  • State of the art concerning theories and policies on school organisation and technological resources
  • Mapping study: modes, aims and effects of digital platforms use in Portuguese school clusters
  • Guide to improve the use of digital platforms
  • Project monitoring and evaluation
  • Dissemination of project results at national and international level
  • Resultados

  • Exchange of information from the participating countries on effective pre-service teacher training as well as in-service professional development activities; strengthening professional capacity in the partner countries and their respective schools; production of knowledge about inclusion practices; production of a manual of good practices on inclusion and diversity in school settings.
  • Development and delivery of a facilitator training manual to be included in Open Educational Resource (OER) deliverables from the project, and to incorporate methodological guidance on promoting reflective experiential learning; development and delivery of an auditor training programme (in blended mode) for student auditors; creation a framework for the assessment of the learning outcomes from the training and ?reflective experiential learning? associated with the learner?s participation in audit activities.
  • Creation of a set of guidelines and a toolbox that can potentiate a learning environment that promotes understanding in the classroom and support teachers? work; development of resources for classroom use; construction of an online platform where the resources produced are available; knowledge production about training practices with teachers.
  • Production of knowledge about the importance of the involvement of all educational agents in the monitoring and accompaniment of the training processes and the quality improvement. For this reason, the project also allowed to test inductive procedures for self-assessment, based on collective processes of joint responsibility and reflection.
  • Production of knowledge about the importance of, within training and education, taking into account the specificities of the context in which it occurs, of the students/trainees who attend it, of the methodologies to be used and of the training processes that are mobilised.
  • Attribute Type Value
    id integer 3908